O mercado a termo é um contrato entre duas partes que consentem em transacionar algum ativo no futuro a um preço determinado. A atividade do mercado a termo, é similar com uma compra com cheque pré-datado. Você compra, por exemplo, uma passagem aérea e emite um cheque de R$ 1 mil para ser descontado apenas na data de seu embarque. Você e o agente de viagens estão consumando um contrato a termo, pois o embarque se dará numa data futura e o pagamento também.
Ao fazer o contrato a termo, você suprime o risco de o preço da passagem subir além dos R$ 1 mil até a data de seu embarque, porque você travou o preço. Se nesse período o preço cair, quem ganha é o agente de viagens.
No contrato a termo, a parte que se compromete a pagar pelo produto assume uma posição comprada e a parte que se compromete a vender o item assume uma posição vendida. O preço para o produto estabelecido no contrato é o preço a termo, e o valor de face (ou valor nominal) do contrato é a quantidade de ativos especificada no contrato multiplicada pelo preço a termo.
Fonte: http://agenteinveste.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário