sexta-feira, 12 de abril de 2019

Quais os custos para investir num fundo de investimento?


A taxa de administração é o custo principal. É uma espécie de "salário" que você paga ao gestor para cuidar de suas aplicações. Elas variam de acordo com a complexidade do fundo. Um fundo de renda fixa pré-fixado e que só investe em títulos públicos federais, por exemplo, tende a ter uma taxa de administração menor que a de um fundo de ações, que exige mais análises na hora de comprar os papeis.

Existem outros custos importantes, que você deve obervar. Alguns fundos cobram taxa de performance. Essa é uma taxa que varia de acordo com o retorno (ou performance) do fundo. Em geral, os administradores estabelecem um benchmark (um índice de referência de determinado mercado), e sempre que o retorno do fundo supera esse índice, é cobrado um percentual sobre a diferença entre a performance do fundo e a do benchmark.

Despesas legais também podem ser cobradas dos cotistas do fundo.

LANCE RÁPIDO

Evite redundâncias. Comprar mais de um fundo especializado no setor de telecomunicações, por exemplo, dá a ilusão de estar diversificando suas aplicações. Mas você estará diversificando apenas o gestor, pois provavelmente esses fundos estarão investindo parte de seus recursos nas mesmas empresas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário