sábado, 13 de abril de 2019

Que risco estou correndo quando invisto num fundo?



Essa é uma circunstância significativa. Muitas pessoas tendem a confundir o risco do fundo com o da própria instituição que o administra. No entanto, o risco maior é o de gestão, que está refletido na qualidade dos ativos que o fundo tem em carteira.

Portanto, como pudemos ver, o principal risco não está na instituição e sim, está ligado diretamente à sua carteira, ou seja, aos ativos que formam o seu patrimônio. O que vai determinar os ganhos e as perdas de um fundo de investimento é a valorização dos papéis que o gestor comprou. Assim, se o fundo tem ações de determinada empresa que pede concordata ou vai à falência, a fatia do patrimônio do fundo que estava aplicada nas ações dessa empresa perde valor.

A desvalorização dessas ações causa um impacto negativo na rentabilidade do fundo. Portanto, você não corre o risco de perder seu patrimônio se a instituição que administra o fundo quebrar. Você perderá dinheiro se seu fundo tiver papeis de um emissor que não honrar o pagamento do título, ações que percam valor ou qualquer outra aplicação que não se mostre rentável. O fundo é uma pessoa jurídica, com CGC próprio, e os papeis de renda fixa ou variável estão sempre custodiados em nome do fundo, e não em nome do banco ou do administrador.

O risco do administrador está relacionado à sua eficiência como gestor. Ou seja, você corre o risco, sim, de o gestor comprar papeis de baixa qualidade para sua carteira, ou não estar comprometido com a busca de performance, ou, ainda, não ser um profissional que siga à risca o que determina o regulamento do fundo, levando você a correr riscos que não está preparado a assumir.

LANCE RÁPIDO

Não se deixe seduzir por rentabilidades astronômicas. Certifique-se de que está aplicando no fundo que está exposto apenas aos riscos que você se sente confortável em assumir. Escolher um fundo apenas por sua rentabilidade passada é o primeiro passo para fazer a opção errada, o que pode lhe dar muita dor de cabeça em situações de crise.           

Fonte: http://agenteinveste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário