Alavancagem é uma expressão aplicada em inúmeras circunstâncias. Qualquer situação em que a empresa ou o aplicador assuma uma posição maior do que possibilitem seus próprios recursos é uma forma de alavancagem. A indústria que precisa ampliar sua produção e faz um empréstimo para custear suas obras está se alavancando.
O investidor que assume posições maiores que seus recursos próprios para investimentos também está se alavancando e, para fazer isso, ele utiliza os contratos negociados no mercado de derivativos.
A alavancagem é um dos pontos que mais seduzem e amedrontam no mercado de derivativos. Os contratos de derivativos possibilitam que você faça esse tipo de operação com rapidez, pois quando negociados em Bolsa são contratos padronizados e com liquidez. O eletrizante é que tais operações podem resultar em ganhos excepcionais em curtíssimo espaço de tempo. O amedrontador é que a mesma operação que pode deixá-lo rico da noite para o dia, pode dizimar suas finanças de forma Igualmente veloz. Portanto, você que não é especulador, mas esta disposto a assumir mais riscos em seus investimentos, nunca deve centralizar suas economias em aplicações alavancadas.
Empregue apenas uma pequena fração do seu capital nessas operações, o suficiente para ajudar a engordar sua carteira, mas não o bastante para arruiná-lo financeiramente.
Na realidade, a alavancagem funciona como se o aplicador tivesse tomado um empréstimo. Quanto maior a dimensão desse empréstimo, maior seu risco.
Fonte: http://agenteinveste.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário