Não confunda o gestor com a empresa de administração de recursos. Em geral, uma empresa tem vários gestores, cada um responsável por um fundo ou uma família de fundos de investimentos.
Observe que em algumas empresas o gestor é uma única pessoa o principal responsável pelas decisões de investimentos daquela carteira. Em outras, a estrutura de gestão está amarrada a uma equipe, e todas as decisões de investimentos são tomadas em colegiado.
Empresas que trocam frequentemente seus quadros de gestores não são uma boa referência. Quanto mais antigo o gestor de uma carteira, mais elementos você terá para avaliar a performance dele.
Um ponto interessante para você ficar de olho é a especialidade de cada gestor. Acompanhe nos noticiários e na web as declarações dadas por vários gestores. Você poderá observar que alguns tendem a falar mais sobre ações que outros. Esse já é um indicador de que o mercado os vê como especialistas nesse segmento. O mesmo acontece com os gestores de renda fixa, que tendem a fazer análises mais complexas sobre taxa de juros, por exemplo.
LANCE RÁPIDO
Divulgar dados sobre os gestores dos fundos não é uma tradição no mercado brasileiro, principalmente para o varejo. No entanto, você pode e deve saber quem é o responsável por sua carteira. Essas informações o ajudarão a formar uma opinião sobre esse profissional e assim decidir se quer ou não o manter no comando de suas aplicações. Você pode obter essas informações tanto por meio da imprensa e web como no próprio banco ou corretora que lhe vendeu o fundo.
Fonte: http://agenteinveste.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário