Em primeiro lugar, você precisa saber o que fazer com as informações. As informações publicadas na imprensa e na web podem lhe fornecer farto material para avaliação dos fundos. A lei obriga que o gestor dê todas as informações que você julgar necessárias, inclusive a composição da carteira do seu fundo.
No site http://cvmweb.cvm.gov.br/swb/default.asp?sg_sistema=fundosreg você conseguirá informações fundamentais.
Quando você pesquisar sobre o patrimônio, verá que ele mostra o porte do fundo, o que lhe dá algumas sinalizações. Um fundo com um patrimônio grande pode ser uma indicação de que o gestor já tem tradição no mercado, porque conseguiu captar um enorme volume de dinheiro no mercado. É um bom sinal. Por outro lado, fundos com patrimônios gigantescos tendem a perder um pouco de agilidade no mercado. Não que isso necessariamente aconteça. Mas existe essa possibilidade. Por ter muito dinheiro para aplicar, o gestor levará mais tempo para montar ou desmontar posições no mercado.
A rentabilidade do fundo é outro dado importante que você poderá ler nas páginas dos jornais e na web. Note, porém, que é fundamental analisar a rentabilidade num horizonte de tempo maior. Rentabilidade no curto prazo dizem pouco a respeito da gestão de um fundo.
Taxa de administração é outro dado ao qual você deve ficar atento. Os administradores não gostam de divulgar essa taxa, mas você deve procurar se informar. A taxa de administração consta, necessariamente, no regulamento do fundo.
LANCE RÁPIDO
A oscilação da rentabilidade de fundo ou sua volatilidade deve fazer parte do conjunto de informações que você precisa monitorar periodicamente. Um aumento na volatilidade significa que o gestor está assumindo mais risco e pode indicar uma mudança de rotina na filosofia do fundo.
Quando fizer comparações entre fundos, escolha sempre carteiras com volatilidade semelhante, o que demonstra que estão atuando no mesmo segmento.
Quando fizer comparações entre fundos, escolha sempre carteiras com volatilidade semelhante, o que demonstra que estão atuando no mesmo segmento.
Fonte: http://agenteinveste.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário