terça-feira, 18 de julho de 2017

Padrão para roupas femininas: veja a tabela de medidas da ABNT


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável pelas normas de padronização no Brasil, está em processo final de elaboração da norma que vai fornecer a tabela de medidas do corpo feminino.

De acordo com a engenheira Maria Adelina Pereira, superintendente do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (CB-017), responsável pela padronização das medidas para os diferentes perfis de consumidores da moda no país, o projeto de norma para as medidas do corpo feminino pode ir para consulta nacional em julho de 2017.

“Houveram muitas reuniões das medidas do corpo humano feminino. O projeto de norma prevê três shapes: triângulo, retângulo e colher (abrangendo tamanhos plus size). Nossa previsão é que vá para consulta nacional no próximo mês, dependendo da organização das tabelas”, comentou a superintendente do CB-017.

Depois que o documento passar pela revisão ortográfica, ele será colocado no site da ABNT para que as pessoas possam contribuir com as suas opiniões. Até que isso seja feito, a norma que apresenta a tabela de medidas para o corpo feminino é a NBR 13377, de 1995, um documento que não é específico sobre a moda feminina – ele é um documento genérico e que apresenta padrões referenciais para a moda masculina, feminina e infantil.

Esta norma genérica foi substituída, no caso da moda infantil, pela NBR 15800, de 2009, e no caso da moda masculina, pela NBR 16060 de 2012. Enquanto a nova norma não é aprovada definitivamente e entra em vigor, vale conferir as medidas de roupas femininas da NBR 13377.

Referência para roupas femininas conforme tabela de medidas da ABNT

A NBR 13377 determina que a medida referencial para blusas, blazers, camisetas, vestidos, sutiãs, biquínis, maiôs, colans e similares seja o busto. A recomendação é que seja feita a medição circunferencial, de forma horizontal, com a fita métrica. Para isso, passe a fita sobre as omoplatas, abaixo das axilas e sobre a parte mais saliente do busto. A tabela referencial é a seguinte:


A medida referencial feminina para a confecção de calças, bermudas, shorts, saias, jardineiras, calcinhas e similares é a cintura. A NBR 13377 da ABNT recomenda que seja feita a medição circunferencial com fita métrica de forma horizontal, passando pelo ponto mais côncavo da cintura. A tabela referencial para estas peças é a seguinte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário