Os hedge funds ficaram populares no mercado internacional no início da década de 1990 e são fundos que recorrem aos mercados futuros e de opções para complementar suas aplicações.
São carteiras que podem operar diversos mercados de forma simultânea e utilizam fartamente os mercados futuros e de opções para inflar seu patrimônio. Não entenda o termo "inflar" de forma pejorativa. Os administradores dessas carteiras podem aplicar um volume superior ao seu patrimônio, porque tomam recursos emprestados de terceiros, o que o mercado conhece como "alavancagem". Essa é uma operação de alto risco, mas que possibilita ganhos espetaculares.
No Brasil a popularidade dos hedge funds cresceu a partir de 1994, quando alguns administradores passaram a oferecer versões brasileiras de hedge funds. A queda da taxa nominal de juros a partir de julho de 1994, com o início do Plano Real, fez com que os ganhos dessas carteiras sobressaíssem em relação aos ganhos dos fundos de renda fixa.
O patrimônio desses fundos cresceu muito, mas sofreu um duro golpe a partir de 1997, quando a crise deflagrada pelo mercado asiático derrubou a rentabilidade desses fundos drasticamente.
Fonte: http://agenteinveste.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário