segunda-feira, 15 de abril de 2019

A cota de um fundo pode chegar a zero?



É pouquíssimo provável a cota de um fundo chegar a zero, mas pode acontecer sim, se os papeis que ele tiver na carteira perderem todo o valor de mercado. Para que isso ocorra, a totalidade das aplicações de seu patrimônio teriam de ser malsucedidas. Nesse caso, perderia todo o seu patrimônio.

No entanto, pior do que zerar seu patrimônio é ser obrigado a cobrir o prejuízo do fundo. Ou seja, além de perder seu patrimônio, você tem de honrar operações, que funcionam como uma espécie de empréstimo realizadas pelo gestor do fundo. São os chamados fundos alavancados, que estão na categoria de derivativos e alavancam suas posições para maximizar ganhos.

Para saber se um fundo pode alavancar suas operações, leia o regulamento que o rege. Se você é um investidor conservador, certifique-se de que o regulamento do fundo não permita que o gestor faça aplicações tão ousadas, isto é, que ele faça aplicações num montante superior ao patrimônio do fundo. Quando o mercado o favorece, o fundo tem um ganho espetacular, pois, na prática, o negócio funciona como se o gestor tivesse aplicado um volume maior de dinheiro. Mas quando os ventos não são favoráveis, as consequências são desastrosas.

LANCE RÁPIDO

A CVM e o Banco Central são responsáveis por regulamentar e fiscalizar os fundos de investimentos. A CVM (tel.: 0800-025-9666) cuida dos fundos de ações e o BC de todos os outros fundos.

Fonte: http://agenteinveste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário