quinta-feira, 25 de abril de 2019

O que são derivativos e para que servem?



Derivativos é um nome muito esquisito para operações muito complexas. Porém, simplificando, são operações financeiras que "derivam" de ativos negociados no mercado à vista. Já para o investidor comum, a realização dessas operações requer uma sofisticação que ele só consegue, em geral, por meio de fundos de investimentos chamados "fundos derivativos".

O mercado de derivativos abrange um amplo leque de operações que estão sempre inseridas nos mercados a termo, de futuros, de opções ou de swaps. Em qualquer um deles, o investidor pode negociar ou ativos financeiros, como taxa de juros, índices de mercado etc., ou commodities, cujo termo em inglês, commodity, significa mercadoria. Trata-se de um tipo particular de mercadoria em estado bruto ou processado, devidamente padronizado. Pode ser de natureza agrícola como café, soja etc., ou de natureza industrial, como petróleo, cobre etc.

Quando um investidor procura uma operação com derivativos, ou ele está especulando, ou buscando proteção, e neste caso é chamado de hedger.

Os hedgers tentam proteger seus negócios limitando ou transferindo seus riscos para os especuladores. Estes, por sua vez, assumem riscos a fim de alavancar suas aplicações no mercado à vista. Ou seja, utilizam os mercados futuros e de opções para aumentar seu patrimônio e, quando os ventos do mercado sopram a seu favor, costumam ganhar muito dinheiro. Isso porque com os derivativos eles conseguem assumir posições sem precisar desembolsar a mesma quantidade de dinheiro necessária para aplicações no mercado à vista.

LANCE RÁPIDO

O investidor que atua nos mercados de derivativos como hedger faz uma operação sempre oposta à que fez no mercado à vista. Assim, se ele compra ações no mercado à vista e a Bolsa cai, está protegido, porque vendeu ações no mercado de opções (short position). Os derivativos servem, portanto, como uma trava. O hedger aceita perder na Bolsa até determinado limite; além desse limite, ele está protegido no mercado futuro e no de opções.

Fonte: http://agenteinveste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário