A resposta do sucesso da empresa para o acionista, é este ter o direito de receber sua parte do êxito, através dos dividendos. Portanto, apesar do acionista minoritário não participar da rotina da gestão da empresa, tem todo o direito de acesso a todas as informações que vão influenciar no desempenho futuro da organização.
Os dados estão nos balanços de resultados da empresa, publicados semestralmente, nas informações trimestrais (ITR) ou anuais (IAN) que as empresas abertas são obrigadas a enviar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e ainda nos comunicados oficiais (fatos relevantes) que as empresas abertas devem comunicar sempre que seus administradores e acionistas controladores tomam decisões que vão mudar o controle da empresa, aumentar sua área de atuação ou diminuir seu patrimônio de forma significativa (como a venda de divisões ou subsidiárias).
Se uma empresa vai trocar de controle, por exemplo, você precisa ser informado, porque terá de optar se continuará ou não a ser sócio dos novos acionistas controladores.
Fonte: http://agenteinveste.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário