segunda-feira, 8 de abril de 2019

O que são fundos de investimentos?


São ¨condomínios" que reúnem vários investidores que juntam seus recursos para aplicar em diversos ativos, como ações, CDBs, etc. Os investidores aplicam segundo regras pré-acordadas, que nada mais são do que os regulamentos dos fundos.

Ao aplicar num fundo de investimento, você compra cotas desse fundo e se torna um cotista. A cota é a fatia do fundo que lhe pertence e você saberá se sua aplicação está com um ganho alto ou não; se sua cota estiver valendo mais ou menos do que o preço pago ao comprá-la quando fez sua aplicação no fundo. Por isso, é muito importante anotar o valor e a quantidade de cotas que adquiriu toda vez que fizer uma aplicação.  

Pense num fundo de investimento como um intermediário que realizará suas aplicações financeiras. Os fundos são o melhor caminho para aqueles investidores que têm pouco tempo e dinheiro. São populares porque permitem que investidores com poucos recursos tenham acesso a uma carteira diversificada de ações, CDBs ou qualquer outro ativo.

Os fundos, contudo, não servem apenas a pequenos investidores. Também os grandes podem e costumam utilizar os fundos para fazer aplicações. Nesse caso estão comprando o talento dos gestores para cuidar de uma carteira de investimento.

Perante a lei, o gestor é quem escolhe os ativos que vão compor a carteira do fundo. Já o administrador se responsabiliza por: relacionamento com os clientes, cálculo da cota do fundo, confecção e envio de extratos aos clientes, viabilização do resgate das cotas, recebimento das aplicações etc.

O fundo pode ser administrado por uma empresa independente ou ligada a um conglomerado financeiro. A empresa contrata um gestor, prepara o regulamento para o fundo e pede aprovação à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no caso dos fundos de ações, ou Banco Central para começar a operar. A empresa é obrigada a informar periodicamente  seus cotistas onde estão sendo aplicados os recursos que formam o patrimônio do fundo.

Os fundos também permitem acesso a aplicações e taxas atraentes que estão disponíveis apenas a grandes investidores. Para participar dos leilões de títulos do governo federal, por exemplo, você teria que ter uma aplicação elevada, mas se fizer parte de um fundo, poderá aplicar nesses papeis com apenas R$ 100,00.

LANCE RÁPIDO

Leia atentamente o regulamento do fundo antes de fazer aplicações. O regulamento funciona como uma espécie de procuração que você dá ao gestor para fazer as aplicações em seu nome.

Portanto, certifique-se dos poderes que está dando ao seu gestor


Nenhum comentário:

Postar um comentário