quarta-feira, 1 de maio de 2019

O que é contrato futuro?


Um contrato futuro é um compromisso assumido entre duas partes, compromisso de comprar ou vender determinado ativo numa data determinada a um determinado preço. Os contratos futuros são um importante instrumento financeiro, uma vez que permite sejam negociados hoje, direitos futuros em condições de incerteza.

Um contrato a termo, ou, essencialmente, um contrato futuro padronizado, é negociado em uma Bolsa organizada. A padronização do contrato nada mais é do que suas características, como quantidade e preço do ativo a ser entregue, sejam idênticas em todos os contratos. 

Em contratos futuros de commodities, como soja, café ou boi gordo, a qualidade do produto também deve ser firmada no contrato. A Bolsa é a intermediária das operações entre o comprador e o vendedor.

No Brasil, o principal centro de negociação desses contratos é na BM&F. Os contratos que possuem maior liquidez são os de ativos financeiros, como taxas de juro e dólar.

Para que compradores e vendedores acreditem nesse mercado de liquidação futura, é de suma importância que não tenham dúvida de que sua contraparte do contrato vai honrar integralmente os compromissos assumidos. As clearing houses  (instituição que presta serviços de compensação e liquidação de operações realizadas em bolsa de valores ou outros mercados organizados) controlam todos os contratos e são as responsáveis por garantir seu cumprimento. Elas atribuem-se a função de vendedor para todos os compradores e de comprador para todos os vendedores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário