quinta-feira, 2 de maio de 2019

O que é swap?



Em inglês, swap significa troca e, basicamente, a troca é a função desse acordo. Ou seja, é um contrato de troca de ativos, quais sejam, moedas, taxas de juro etc. entre duas partes. O contrato de swap equipara-se a uma série de contratos a termo. Há enormes variações de contratos de swap que atendem a necessidades específicas de cada pessoa.

Elas podem ser negociadas na BM&F quando são padronizados. Também podem ser negociados no chamado "mercado de balcão", que é quando você contrata um banco para fazer um contrato específico para atender às suas necessidades.

Uma empresa exportadora, por exemplo, costuma fazer swap de moeda. Isso porque sua receita é em dólar, mas, como ela está no Brasil, seus custos de produção são em real. Ela recorre ao banco para se proteger contra o descasamento entre essas duas moedas e pode fazer um swap de sua receita ou de suas dívidas, para que ambas fiquem na mesma moeda.

Dessa forma, a empresa se protege contra uma desvalorização cambial, porque se houver um aumento do valor da moeda estrangeira e ele ficar mais caro, tanto as dívidas quanto as receitas estão na mesma moeda. Se por um lado as dívidas aumentam, em razão da alta do dólar, por outro lado as receitas também são valorizadas, porque estão igualmente em dólar. Assim, as variações cambiais deixam de ser um risco para a empresa. Essa é uma forma eficiente de gerenciamento de risco da moeda, por exemplo.

No entanto, lembre-se de que os contratos de swap não servem apenas para "trocas" de moeda.
       
Fonte: http://agenteinveste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário