segunda-feira, 18 de março de 2019
Qual o valor mínimo para investir em bolsa?
É frequente as pessoas quererem saber qual é o valor mínimo para começar a investir na Bolsa. Não existe um montante pré-fixado para poder ingressar nesse investimento. Todos podem comprar ações, desde que paguem o preço de cada uma delas – que pode variar de alguns centavos até dezenas de reais – e assim já se tornarem investidores desse mercado.
No entanto, alguns corretores prestam serviços através da internet e são chamados home brokers que é um sistema que possibilita a negociação de ações e outros ativos financeiros diretamente através da internet. Foi implantado em 1999 e seu principal objetivo é facilitar o acesso ao mercado acionário e permitir que cada vez mais pessoas façam parte dele, de forma simples e eficiente, porém alguns desses corretores estipulam valores mínimos.
Cada empresa possui seu lote padrão pré-estabelecido. A grande maioria é negociada em lotes padrão de 100 ações no mercado principal e de apenas 1 ação no mercado fracionário, mas existem empresas que são negociadas com lotes padrão maiores, como por exemplo: 1.000 ações, 10.000 ações, 100.000 ações, etc. É importante que você verifique em seu home broker os lotes das companhias nas quais está disposto a investir, tanto no mercado principal, quanto no fracionário.
Para quem começa, uma das vantagens desse serviço é ter uma das menores taxas de corretagens, cujo valor vai até R$ 10 mil. No entanto, frequentemente muitas pessoas começam a investir com capital muito baixo e acabam tendo uma experiência ruim no mercado. Começar com um valor menor é complicado pois como existe a necessidade de ganhar mais para compensar as taxas e buscar um resultado interessante, muitas vezes o investidor foge da estratégia e acaba acumulando prejuízos no mercado.
Quando suas aplicações em Bolsa são de valores muito pequenos, você provavelmente não terá o suficiente para comprar o lote-padrão de ações. A grande maioria dos lotes padrão encontrados na BM&FBovespa é de 100 ações por lote. Neste caso, você comprará as ações no mercado fracionário.
LANCE RÁPIDO
Lotes fracionados podem ser comprados no mercado fracionário. O mercado fracionário é onde são negociadas frações de lote-padrão, ou seja, as ações são negociadas unitariamente onde o investidor poderá comprar ou vender de 1 a 99 ações. Ele permite que investidores com capital reduzido possam participar do mercado de ações. e o preço nesse mercado nem sempre é igual aos preços dos lotes-padrão. O lote fracionário costuma ter um spread (diferença entre preço de compra e venda) maior do que no lote padrão, por conta da menor liquidez, o que é um ponto negativo para o pequeno investidor.
Fonte: http://agenteinveste.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário