segunda-feira, 11 de março de 2019

Juros compostos: o que são?


Jamais desconsidere o poder dos juros compostos. Eles são os juros pagos sobre um juro já vencido. Quando você investir juros compostos no longo prazo, podem fazer o pouco dinheiro se transformar em muito dinheiro. Se forem dívidas, podem levá-lo a insolvência. Por isso mais do que nunca se lembre de jamais deixar saldo na fatura do cartão de crédito para o mês seguinte.

O juro composto é calculado sobre um montante cada vez maior porque está incidindo em um capital, sobre o qual já foi pago uma taxa de juro. Por este motivo, seu resultado sempre será maior do que o juro simples.

O tempo adiciona valor ao dinheiro que está investido, portanto, quanto mais tempo você tem, menores precisam ser seus aportes mensais para atingir seus objetivos. Se você quer garantir sua aposentadoria, por exemplo, quanto mais cedo começar a investir, por menos tempo terá que fazer aportes mensais ou anuais para conseguir acumular o suficiente para complementar a pensão da previdência oficial.


Por que na primeira planilha o aplicador ganhou mais contribuindo menos?

Simplesmente permitiu que o tempo trabalhasse por ele, deixando o dinheiro investido num maior prazo. Ou seja, como tinha mais tempo, por ter iniciado a aplicação bem antes que o segundo investidor, para chegar aos 65 anos, o primeiro investidor fez aportes somente por um período de seis anos e deixou que os juros compostos fizessem o restante do trabalho por ele. 

Infelizmente o segundo aplicador começou a investir mais tarde e precisou fazer mais aportes. Perceba que, mesmo fazendo aportes anuais iguais aos do primeiro investidor, ele acumulou uma quantia inferior. Nos dois casos os investidores fizeram aplicações que renderam 8% ao ano. A diferença é que o primeiro teve mais tempo que o segundo para deixar o dinheiro investido. Moral da história? Quanto mais cedo você começar a investir, maior será o resultado que conseguirá!
        



Nenhum comentário:

Postar um comentário