segunda-feira, 4 de março de 2019

Quais são os riscos ao investir em renda fixa?



Primeiramente pode ocorrer de o emissor do papel ficar inadimplente. Outro risco é a oscilação nas taxas de juro. Obviamente, como qualquer investimento, a renda fixa também oferece riscos. Inclusive os prefixados carregam um risco maior, pois estão sujeitos às flutuações das taxas de juro do mercado. Explicando: se você tem um papel com taxa prefixada de 10% e as taxas básicas da economia sobem para 15%, seu título perde valor no mercado. No vencimento da aplicação você recebe os seus 10%, enquanto todos os demais estão ganhando 15%.

Por outro lado, se as taxas caem, o valor do seu título no mercado aumenta, porque você tem garantida uma taxa maior enquanto os outros trabalham com uma taxa menor.

Os papéis pós-fixados, por acompanharem as oscilações das taxas, não embutem esse risco.

Considere como risco também, a possibilidade de o emissor do papel não honrar o título ao ficar inadimplente.

LANCE RÁPIDO

No mercado de renda fixa, o conhecimento prévio do ganho futuro está relacionado apenas ao ganho nominal, não ao real. A rentabilidade da aplicação descontada a taxa de inflação do período, chama-se ganho real e só poderá ser calculada no vencimento do título.

Por ter esse conhecimento antecipado do ganho futuro, muitos investidores costumam pensar que os títulos de renda fixa são aplicações sem risco. Isso é um grande equívoco.
 
Fonte: http://agenteinveste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário