terça-feira, 12 de março de 2019

O que é bolsa de valores?


A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de sociedades de capital aberto (públicas ou privadas) e outros valores mobiliários, tais como as opções.

Pode ser organizada na forma de uma sociedade civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à ação de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários. Porém, o mais usual hoje em dia é que as bolsas de valores atuem como sociedades anônimas, visando lucro através de seus serviços. No caso de ser organizada como sociedade civil, seu patrimônio é representado por títulos pertencentes às sociedades corretoras que a compõem; se for organizada como S.A., este patrimônio é composto por ações. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando - com rapidez, amplitude e detalhes - as operações realizadas.

Nas primeiras décadas do século XX, a gritaria do tradicional pregão viva-voz (sistema de negociação de ativos e contratos mediante a apregoação em viva-voz, pelos operadores de pregão, realizado em sala de negociações especialmente designada para tal) das bolsas de valores foi substituído pelo pregão eletrônico (sistema de negociação em que o registro de ofertas é feito em sistema eletrônico, por meio de terminais instalados nas corretoras de valores e sob a responsabilidade destas).

As bolsas de valores são importantes numa economia, porque permitem uma canalização rápida das poupanças para transformação em investimentos. 

No Brasil a principal bolsa de valores é a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Em 1996 foi criado um mercado para negociar ações, a Sociedade Operadora de Mercados de Ativos (SOMA). Também chamado mercado de acesso, onde são negociadas ações que ainda não têm porte para ir ao pregão da própria Bovespa. As operações na SOMA são todas eletrônicas e abrangem todo o país.

LANCE RÁPIDO

A criação da SOMA foi inspirada no modelo americano da National Association for Securities Dealers Automated Quotation (Nasdaq). Grande parte dos papéis negociadas na Nasdaq são de empresas de tecnologia. A Nasdaq é hoje o segundo mercado americano de negócios com ações (o primeiro é a Bolsa de Nova York) e as compras e vendas de ações são todas realizadas por meio eletrônico.       

Fonte: http://agenteinveste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário