quinta-feira, 21 de março de 2019

Por que o preço de uma ação cai?


Quando as perspectivas de crescimento de uma empresa diminuem, acontece uma contração na procura por suas ações e para piorar as coisas, quem possui ações da empresa quer se desfazer delas. Portanto, o preço de uma ação é diretamente proporcional à expectativa dos investidores em relação à saúde econômico-financeira da empresa.

Por outro lado, quando a empresa está sendo vista com bons olhos pelos investidores o preço de suas ações sobe. Se o sentimento é insatisfatório quanto ao progresso da empresa, o preço das ações cai.

Você quer ser sócio de um negócio que vai mal? Eu não! Por isso, quando é perceptível que a receita diminuirá, os lucros encolherão e, em casos extremos, a própria sobrevivência da empresa está em perigo, os aplicadores se desfazem dos papéis.

Uma onda de venda quase sempre acarreta queda nas cotações do papel, causando repercussão negativa no valor de mercado da empresa.

Para calcular o valor de mercado de uma empresa, multiplique o número de ações que essa empresa tem no mercado, pelo preço com que cada uma dessas ações está sendo negociada. Você pode obter essa informação na CVM ou nas próprias empresas, consultando a diretoria de relações com o mercado.

Outro fator que pode iniciar um movimento de queda no preço das ações é o risco da própria economia ou influências externas. Uma economia que vai mal e pode entrar numa recessão tende a causar um impacto negativo no valor das ações de suas empresas, Nesse caso, mesmo as ações de boas empresas costumam perder valor de mercado, acompanhando toda a onda de venda disparada por investidores pessimistas em relação à economia como um todo.

Na crise da Ásia e da Rússia, as Bolsas caíram em todo o mundo, porque houve um pânico generalizado. Por isso, você se acostumou a ouvir que períodos de crise são também épocas de grandes oportunidades. O preço de ações de boas empresas acaba caindo por razões externas, não porque a empresa vai mal, e nessa hora você pode fazer bons negócios, pois o preço da ação geralmente tende a se recuperar tão logo a percepção de risco do país melhore.           

Fonte: http://agenteinveste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário