domingo, 10 de março de 2019

O que são debêntures?



São títulos de renda fixa de longo prazo emitidos por empresas públicas ou privadas, quando elas necessitam de dinheiro e não querem contrair empréstimos bancários. Nesse caso recorrem a uma emissão de debêntures - títulos de longo prazo que pagam taxas de juro e não possuem nenhuma garantia. Você já percebeu a importância, portanto, de avaliar a qualidade do emissor do papel antes de optar por esse tipo de aplicação.

As debêntures podem ser simples ou conversíveis em ações. As simples são títulos de dívida tradicional, que pagam juros e são resgatadas em dinheiro na data do vencimento.

As que são conversíveis em ações podem, no seu vencimento, ser resgatadas em dinheiro ou convertidas em ações, à escolha do debenturista (o comprador de debêntures). Nesse caso, a escritura de emissão da debênture deverá estabelecer todas as características de conversão em ações.

As debêntures conversíveis em ações reúnem para o investidor as vantagens de dois tipos de aplicações financeiras: renda fixa e renda variável. Se na data do vencimento o preço da conversão da debênture em ações estiver abaixo do preço pelo qual a ação estiver sendo negociada no mercado, o investidor poderá exercer o direito de converter as suas debêntures em ações e depois vender os papéis no mercado, ganhando com a valorização da ação.

Do ponto de vista empresarial, emitir debêntures pode representar um estágio inicial para as empresas que pretendem abrir seu capital, mas não são muito conhecidas pelos investidores. A debênture é ainda uma alternativa para empresas que precisam captar recursos no mercado no momento em que as ações estão em baixa. Para não fazer um lançamento de ações nessas circunstâncias, a empresa lança debêntures conversíveis.

LANCE RÁPIDO

Empresas que tem créditos a receber, como financeiras, podem securitizar esses créditos emitindo debêntures. 

A securitização é a forma pela qual a empresa emite papéis cujo rendimento é o dinheiro que ela tem a receber relativo aos empréstimos que fez. Os créditos são comprados por empresas de propósito específico (SPE - Special Porpose Companies), que emitem debêntures lastreadas nessa carteira de crédito. Tais empresas devem ser registradas na CVM como companhias abertas e não podem conceder nenhum tipo de crédito.             

Fonte: http://agenteinveste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário