quarta-feira, 6 de março de 2019

O que é CDB?


O Certificado de Depósito Bancário é um tipo de depósito a prazo, isto é, um produto comumente oferecido por instituições financeiras e pode ser resgatado a qualquer momento.

É um título de crédito emitido por bancos e paga uma taxa de juro prefixada ou pós-fixada. Os prazos de aplicações habituais são para trinta dias a dois anos.

Se os CDBs tiverem prazos mais longos, os bancos preferem fazer uma operação de swap (troca) -  para o CDI , assegurando a eles o acompanhamento diário das taxas de juros interbancárias. Assim, os CDBs não estão sujeitos a flutuações da taxa e, no entanto, não tem ganhos previamente fixados se a taxa cai.

Não esqueça que há também riscos nessas operações e o maior deles é a inadimplência do emissor, ou, falando claramente, se houver quebra do banco. Se isso ocorrer, o resgate da aplicação não é pago.

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) garante essas aplicações até o valor de R$ 250 mil, por CPF e por Instituição.  É importante observar que neste limite estão incluídos todos os seus créditos com o banco, inclusive a poupança.

Os bancos também podem emitir recibos de depósito bancário, que são títulos semelhantes aos CDBs, mas pouco utilizados, porque não podem ser recomprados antes da sua data de vencimento.

DICAS: Você terá mais poder de barganha para negociar a taxa de CDB com o gerente do banco, quanto maior for sua aplicação.  Outrossim, se você aplicar em CDB por meio de fundos de investimento, conseguirá boas taxas, mesmo com pouco dinheiro, pois sua parcela de valor se juntará ao de outras pessoas e formará um volume maior de aplicação, oportunizando melhores condições para o gestor do fundo negociar a taxa. 

JOGO RÁPIDO

CDBs que pagam taxas bem acima da média de mercado são suspeitas. Muita precaução com elas. A taxa de um CDB é proporcional à percepção de risco que o mercado tem em relação ao banco que emite o papel. Problemas de captação no mercado podem fazer um banco oferecer taxas bem mais altas, podendo ser um indicador de problemas com a saúde financeira desse banco.

Fonte: http://agenteinveste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário