sábado, 9 de março de 2019

A poupança e outros investimentos são garantidos pelo governo?



O governo não garante. A garantia é proporcionada pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que foi criado no final de 1995. É uma associação civil, sem fins lucrativos, que vive de contribuições mensais de seus participantes, os próprios bancos e as associações de poupança e empréstimos em funcionamento no país.

O total de créditos de cada pessoa física contra a mesma instituição associada, ou contra todas as instituições associadas do mesmo conglomerado financeiro, será garantido até o valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais).

Atente ao detalhe, porque a lei fala em total de créditos que determinada pessoa tem com certo banco e não apenas na poupança. Portanto, se você tem poupança, CDB e depósitos à vista e a soma dessas aplicações é superior a R$ 250 mil, você perderá tudo o que exceder essa cifra no caso de quebra da instituição.

Cônjuges são consideradas pessoas distintas pelo FGC, seja qual for o regime de bens do casamento.

LANCE RÁPIDO

Como a rentabilidade da poupança é igual em qualquer banco, sua única preocupação na hora de escolher onde abrir sua conta deve ser com a saúde financeira da instituição, pois a rentabilidade dessa aplicação não depende da qualidade do gestor. 

Fonte: http://agenteinveste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário