São papéis emitidos pelo poder público federal, estadual ou municipal, embora que, de modo geral, os títulos públicos hoje no mercado, são todos emitidos pela União. O governo federal trocou os títulos da dívida dos estados e municípios por papéis emitidos pelo Tesouro Nacional.
Essa troca corresponde à renegociação da dívida estadual e municipal. Os estados e municípios estão obrigados por lei a não aumentar suas dívidas e, no futuro, vão precisar de um rating para conseguir vender esses papéis no mercado. Isso porque, desde a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal em maio de 2000, a União está proibida de refinanciar as dívidas dos estados e municípios. Assim, o investidor que comprar títulos de um município deverá ter atenção redobrada, pois não deve se fiar na garantia da União.
Se um prefeito não pagar a dívida de uma cidade, o governo federal também não poderá pagá-la. O rating do papel irá sinalizar a qualidade do emissor deste, ou seja, o risco de inadimplência de determinado estado ou prefeitura.
Fonte: http://agenteinveste.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário