sábado, 16 de fevereiro de 2019

Qual é o papel do Banco Central?



O Banco Central é o âmago do complexo de pagamentos de uma nação. Em qualquer país, o Banco Central tem como incumbência garantir a estabilidade da moeda e do sistema financeiro. Seu grau de autonomia muda de acordo com as leis de cada país. Também é responsável pelo emissão de moeda, regulação do crédito, controle do fluxo de capital externo no país (entrada e saída de moeda estrangeira na economia), regulamentação e fiscalização do sistema financeiro nacional. Para manter o poder da moeda, o dispositivo primordial é a taxa de juro.

Desde o final dos anos 90 o Banco Central do Brasil adotou uma sistematização para a defesa da moeda, baseada em meta da inflação, que é utilizada também em mais de 50 países. A meta da inflação é a metodologia pelo qual o Banco Central anuncia publicamente o intervalo em que a taxa da inflação deverá ficar num período predeterminado. Se a inflação ameaçar ultrapassar a meta, os juros sobem.

O presidente e a diretoria do Banco Central do Brasil são nomeados pelo presidente da República e aprovados pelo Senado.

Para manter o poder de compra da moeda, ela é protegida, ou seja, não é permitido que a inflação possa deteriorar seu poder de compra. Para controlar o dinheiro em circulação, um dos mecanismos utilizados pelo Banco Central é a venda de títulos no mercado, operação conhecida como open market.

O Banco Central drena a quantidade de moeda em circulação, pela venda de títulos, porque as pessoas, ao comprarem esses títulos, acabam economizando, ao invés de comprar itens de consumo. Da mesma forma, quando o Banco Central pretende injetar dinheiro na economia, ele recompra os títulos e assim passa a estimular o consumo.

LANCE RÁPIDO
No Brasil o Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão normativo do sistema financeiro.

Já as taxas de juro básicas da economia, são atualmente definidas pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) de forma mais democrática e transparente que no passado.        

Fonte: http://agenteinveste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário