sábado, 2 de fevereiro de 2019

Como diversificar meus investimentos?


Conforme você estipulou em seus objetivos e seu anseio para riscos. Quanto maior a fração de suas economias destinadas a ações, maior a chance de aumentar sua rentabilidade no longo prazo. Porém, mais riscos você estará passando.

A economia é cíclica, então um bom balanceamento de carteiras durante os anos é fundamental. Como exemplo, se fosse realizado uma investimento de R$100,00 no índice BOVESPA em 1994 até janeiro de 2019, o investidor teria obtido uma rentabilidade de 1.692%, excelente diante a inflação de 457% no período.

No entanto, esse mesmo investimento feito durante mesmo período em um título com a rentabilidade do CDI teria acumulado 4.818%. Devido ao períodos de altas taxas básicas de juros no período.

Já se analisarmos o período entre 2002 e janeiro de 2019, o IBOVESPA teria rentabilizado 41% a mais que o um investimento em um título indexado ao CDI.

Importante ressaltar aqui o risco de liquidez, que é aquele risco de em caso de emergências, o investidor precisar resgatar seus investimentos, que pode coincidir com um ciclo de baixa do mercado de ações. Portanto, se você tivesse centralizado suas aplicações em ações e necessitasse sacar dinheiro, teria de sofrer perdas.

No entanto, se você fizer uma diversificação, investindo uma parte de suas economias em renda fixa, poderá aproveitar as altas da Bolsa, mas também realizar uma boa gestão de risco.

Fonte: http://agenteinveste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário