quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Por que meus investimentos são afetados pelo mercado externo?


O Brasil, assim como a maioria dos países, está inserido numa economia globalizada e por isso recebe a influência dos diversos fatores que ocorrem no mercado externo.

Numa situação de crise no mercado externo e estando o Brasil, no entanto, sob estabilidade, pode haver reversão do fluxo de capitais para o nosso pais. A sua atenção também necessita estar focada nesse aspecto, pois o primeiro impacto é na taxa de câmbio.

Quando um país recebe um ingresso de muitos dólares, é natural que ocorra uma queda na taxa de câmbio. O mesmo sucede se o caminho for o inverso. A fuga intensa de dólares do país, provavelmente provocará aumento na cotação da moeda e isso sempre pressiona a inflação para uma tendência de alta, pois aumentam os custos de importação e consequentemente, o valor dos bens comercializados internacionalmente. Como os recursos externos também podem aumentar o volume de negócios na Bovespa, isso acaba funcionando como uma alavanca no preço das ações.

A diminuição da oferta de dólares no mercado interno, que provoca alta na sua taxa de conversão, desestabiliza o balanço de pagamentos, provocando déficit na conta corrente. Quando as despesas superam as receitas, o Brasil precisa financiar a defasagem, pois, sem dólares, não consegue pagar as contas, tais como as importações, financiamentos, gastos dos brasileiros no exterior, entre outros.

Fonte: http://agenteinveste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário