Os anos 50, no Brasil conhecidos como Anos Dourados, é considerada a década do glamour.
O período experimenta o fim da guerra e para a moda isso representa o fim do racionamento dos tecidos. Sendo assim, para se recuperar desse difícil período de contenções, a mulher se torna extremamente feminina e glamourosa com uma nova silhueta – o New Look Dior.
Cinturas super marcadas, saias volumosas ou com modelagem lápis, saltos altos, luvas e outros acessórios de luxo, tudo feito com muito tecido e primor.
As moças daquela época que eram da classe média, usavam geralmente saias com pregas, saias e vestidos com modelagens godês ou lisas, nada muito extravagantes, além da feminilidade dos lenços que eram amarrados ao pescoço. O sonho de grande parte delas eram se casar, ter filhos e ser uma ótima dona de casa.
Estilistas como Cristobal Balenciaga, Hubert de Givenchy, Pierre Balmain, Chanel, Ninca Riccci e Christina Dior transformaram os anos 50 em uma época de muito glamour e sofisticação.
Os dois grandes símbolos de beleza que marcaram os anos 50 foram Marilyn Monroe e Brigitte Bardot.
Outro fato marcante da década é a popularização do O Rock and Roll que surgiu dos termos – To rock (Balançar) e To roll (Rolar). O rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do ritmo era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. O cantor Elvis Presley foi considerado o rei do rock.
Seguem imagens originais dos anos 50 para você reviver um pouco do glamour e do espírito da década!
Anos 50, a década do glamour
Marilyn Monroe e Rita Hayworth estão entre os ícones da década
Brigitte Bardot, outro rosto ícone dos anos 50. As moças daquela época que eram da classe média, usavam geralmente saias com pregas, saias e vestidos com modelagens godês ou lisas, nada muito extravagantes, além da feminilidade dos lenços que eram amarrados ao pescoço. O sonho de grande parte delas eram se casar, ter filhos e ser uma ótima dona de casa
O Rock and Roll virou uma verdadeira febre – Brigitte Bardot
Outro fato marcante da década é a popularização do O Rock and Roll que surgiu dos termos – To rock (Balançar) e To roll (Rolar). O rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. O cantor Elvis Presley foi considerado o rei do rock
Lencinhos eram amarrados ao pescoço, além de cintura bem marcada e saia godê
Os carros também eram glamourosos e ficaram conhecidos como “rabo de peixe”
Casacos de pele também eram muito usados nessa década
James Dean e sua eterna camiseta branca também foram icônicos
As pin ups também são um ícone dos anos 50. Elas representavam moças sensuais e voluptuosas com um certo ar infantil. Nos anos 40 e 50, era passatempo entre os soldados americanos pendurar (em inglês, pin-up) fotos de mulheres bonitas em seus alojamentos, em meio à Segunda Guerra Mundial, os soldados pregavam nas paredes. Marilyn Monroe, Rita Hayworth e Betty Garble também eram garotas pin-up
As pin -ups representavam a sensualidade da época
Nenhum comentário:
Postar um comentário