Pouca qualificação é um dos problemas enfrentados pelos empresários lojistas.
O mercado de trabalho está constantemente em busca de bons profissionais em vendas. Embora não se exija formação superior para trabalhar no comércio, o profissional com melhor preparo sai na frente. Mesmo assim, a procura por capacitação é baixa em Blumenau.
Coordenadora do Centro Educacional do Varejo (CEV), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau, Taíse Vieira lembra que existem técnicas para vender melhor:
— É preciso saber como abordar o cliente, convencê-lo a comprar e fazer a pós-venda. E esse conhecimento é adquirido nos treinamentos.
Há 10 anos, o CEV oferece cursos para quem trabalha no varejo. Porém, a procura ainda é baixa:
— O empresário precisa ter consciência que curso não é gasto, é investimento. É preciso conhecer o que o mercado exige atualmente.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas), Marco Aurélio Hirt, diz que no ano passado o sindicato chegou a oferecer curso gratuito para os associados. Mas das 50 vagas disponíveis, apenas 23 foram ocupadas.
Em janeiro, segundo dados do Ministério do Trabalho, 25,7 mil pessoas trabalhavam no comércio em Blumenau. Além da baixa qualificação, a rotatividade é um dos principais problemas enfrentados pelos empresários lojistas. Também em janeiro, 1.548 foram admitidas e 1.663 pessoas foram demitidas no comércio da cidade, gerando um déficit de 115 vagas.
Link de Origem
Nenhum comentário:
Postar um comentário