O preço de venda deve ser suficiente para cobrir todos os custos, despesas e impostos e no final gerar um lucro na venda para manter a empresa ativa, desta forma podemos simplificar a estrutura do mark-up onde o preço de venda é igual a somatória de todos os elementos inclusive o lucro desejado.
(+) Custos
(+) Despesas
(+) Impostos
(+) Lucro
(=) Preços de venda
Vamos ver no exemplo abaixo utilizando números e mostrar como calcular um preço de venda utilizando o mark-up divisor e multiplicador.
Ex: Suponhamos que você paga hoje R$ 30,00 (Custo) por uma blusa, o ICMS é de 18%, PIS e COFINS 4,65%, comissão do vendedor 2,5%, despesas administrativas 6% e seu lucro desejado antes do imposto de renda, de 20%.
Estrutura (soma dos percentuais de Custo+lucro desejado):
ICMS na venda | 18% |
Pis e Cofins | 4,65% |
Comissões | 2,5% |
Depesas Adm | 6% |
Lucro antes dos impostos | 20% |
TOTAL | 51,15% |
Mark-up divisor = 100,00% - 51,15% / 100 = 0,4885
Se utilizamos o índice mark-up divisor seria o custo de R$ 30,00 dividido por 0,4885 = R$ 61,41 o preço de venda para garantir o pagamento de todos os custos, impostos e gerar um lucro de 20%
Fórmula: 30 / 0,4885 = 61,41
Há anos, o comércio em geral utiliza o multiplicador 2 para obter o preço de venda, sem saber exatamente como ele é formado. No exemplo acima descobrimos o Mark-up divisor.
Agora veremos como obter o Mark-up multiplicador: 1 / 0,4885 = 2,04708291
Se utilizarmos este índice Mark-up multiplicador, o preço de venda da blusa seria assim: R$ 30,00 X 2,04708291 = R$ 61,41 o preço de venda da blusa ou seja, chegamos também no mesmo valor usando esta fórmula.
Nesta estrutura um mark-up de 2,04708291 é suficiente para gerar lucro de 20% sobre a venda.
Demonstração do Resultado:
Lucro de 20% sobre o preço de venda de R$ 61,41, igual a R$ 12,28, que representa 41% sobre o preço de custo e não 104% sobre a venda.
Sabendo que o mark-up é de 2,04708291 na aquisição de um produto onde se manter os mesmo impostos e despesas e se deseja gerar um lucro de 20% basta pegar o custo do produto e multiplicar por este índice de 2,04708291.
Para execução correta deste tipo de formação de preço de venda deve se levar em consideração os impostos incidentes, despesas variáveis, e condições de preços praticados no mercado pois, de nada adianta fazer os calculos praticando uma margem que deixa o seu produto com preço muito acima do que é ofertado pelo seu concorrente.
Adaptado de http://www.guiametal.com.br
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