quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Por que diversificar meus investimentos?


Você pode aumentar seus ganhos, controlando os riscos através da diversificação das aplicações, que são uma das que dão melhor resultado. Significa simplesmente, não colocar todos os ovos numa mesma cesta.

Pesquisas acadêmicas apontam que mais de 90% da rentabilidade de uma carteira é definida pela forma como o dinheiro está destinado nos diversos mercados.

Com a diversificação, você consegue sustentar perdas em alguns investimentos, porque estará ganhando em outra ponta. Quem tinha aplicações em 1998, por exemplo, perdeu 33,46%. Mas, se uma parte de sua carteira estava aplicada em renda fixa, essa pessou suportou as perdas sem muito incômodo, porque os juros naquele ano estavam muito altos e acumularam um ganho de 28,56%.

Uma carteira agressiva, com 40% em ações e 60% em renda fixa, acumulou um ganho de 3,75%.

Portanto, escolha mercados que tenham correlação negativa, ou melhor dizendo, antagonista, para ter uma diversificação eficiente. Ativos com correlação negativa reagem de maneira opostas a determinados eventos da economia. Por exemplo: se as taxas de juros na economia caem, as ações tendem a subir, porque ficam mais chamativas do que as aplicações de renda fixa e seduzem um maior número de aplicadores. Mais investidores comprando ações, causam aumento de preço desse ativo. Por isso, o resultado das aplicações em renda fixa cai. Obviamente, ações e renda fixa têm uma correlação antagonista. 

Fonte: http://agenteinveste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário