terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Comprar ou Alugar?



Alugar um imóvel para moradia ou fazer um financiamento para compra de apartamento ou casa? Depende das condições, as quais devem ser avaliadas com cuidado…

Quando você financia a compra da casa própria, normalmente pagará um valor mais alto do que se fosse alugar.

Transforme em capital o valor da diferença entre prestação e aluguel. A aplicação eficaz da discrepância pode possibilitar a compra da moradia num prazo de pagamento menor e obviamente, a um custo menor.

Vejamos um exemplo: Se você financiar um apartamento de 300 mil reais em 30 anos, dando uma entrada de 79 mil reais e financiando o saldo, 221 mil reais, cuja parcela inicial seria em torno de 2,6 mil reais e reduziria com o tempo, em 30 anos, no final desse período, segundo o índice fipezap,  esse apartamento valeria aproximadamente 495 mil reais e você teria desembolsado 685 mil (financiamento + entrada). Ou seja, você gastaria mais do que o valor do patrimônio acumulado.

Agora, supondo que você, ao invés de comprar o imóvel, você tivesse investido os 79 mil de entrada e morado em um apartamento equivalente alugado durante o período, investindo a diferença entre o valor do aluguel (que aumenta com o tempo) e o valor da parcela do financiamento que você não fez, até que essa diferença seja igual a zero e a partir daí você apenas reinvista o valor acumulado.

Nesse caso, você teria desembolsado 789 mil reais (investimento inicial de 79 mil + investimentos mensais + aluguel), mas o resultado do seu patrimônio financeiro seria de aproximadamente 1,5 milhão. Equivalente a 3 vezes o valor do imóvel no mesmo período.

Fonte: http://agenteinveste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário