segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

O que é risco em investimentos?


A resposta é simples: é a possibilidade de você não conquistar seus objetivo em aplicações financeiras. 

Todo ativo, podendo ser uma ação ou um contrato que embute taxa de juro, é um montante que pode ser negociado no mercado. Esse valor varia periodicamente.

Quanto maior for a variação do valor desse bem, mais riscos ele sofre. No linguajar do mercado, essa variação do retorno de cada ativo é chamada volatilidade.

Como a oscilação das taxas de juro é menor do que a variação do preço das ações, as aplicações de renda fixa são mais seguras. Essa variação de preços é chamada de risco de mercado.

Quando investimos em renda fixa, há o risco de o emissor do papel não honrar o pagamento do título na data do vencimento. Essa possível inadimplência é conhecida como risco de crédito. Os emitentes podem ser empresas, bancos privados ou públicos ou mesmo governos de países.

No Brasil, os papéis emitidos pelo governo federal são os de menor risco de crédito. No mercado internacional, os papéis com menor risco de crédito são Títulos do Tesouro dos Estados Unidos.

Relembrando: o prazo do seu investimento, quando formular o objetivo, é um item importante que deve ser avaliado quando você estiver examinando o risco de sua aplicação. Se seu objetivo é de longo prazo, as aplicações de maior risco tendem a ser mais rentáveis do que se você optar pela caderneta de poupança, que inclusive, no longo prazo, podem fazer você perder dinheiro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário