quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Preço de presente de Natal tem até 78,43% de imposto
Do UOL Economia, em São Paulo
Os preços de produtos que devem estar entre os preferidos para presentear neste Natal têm embutidos impostos de até 78,43%.
É o que mostra um levantamento feito pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).
Segundo o estudo, a carga tributária incidente sobre um perfume importado é de 78,43%. O imposto sobre um videogame equivale a 72,18% do valor do produto.
Mesmo os itens tipicamente consumidos na ceia de Natal têm uma carga tributária bastante elevada.
Segundo o IBPT, 34,63% do preço do panetone corresponde a impostos. No caso do chester e do peru, a carga tributária equivale a 29,32% do preço.
Enfeitar a árvore de Natal também significa pagar um imposto alto. A própria árvore tem uma carga relativa a 39,23% do seu preço. No caso dos enfeites, como bolas e estrelas, o percentual sobe para 48,02%.
Site permite consulta de tributos
O IBPT criou recentemente um site que dá ao contrubuinte a possibilidade de descobrir a tributação que incide sobre determinados produtos e serviços.
Na ferramanta, chamada de "Lupa do Imposto", é possível consultar o valor real dos itens, descontados os valores dos tributos incidentes.
Para fazer a consulta, basta fazer o cadastro, incluir o nome do produto e o preço pago, e o sistema fará o cálculo dos valores e impostos.
Fonte: http://economia.uol.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário