quinta-feira, 25 de março de 2010

Eu vou liderar você!

Todos nós estamos aqui para ajudar os outros. O que eu ainda não entendi é o que os outros estão fazendo aqui.

Querida(o) Amiga(o),

Uma das maiores lições sobre liderança eu aprendi aos 17 anos de idade. Jovem, faminto e atento, lá entrava eu na sala de um nobre diretor de uma grande empresa brasileira para vender software de uma então pequena empresa chamada Microsoft. Naquele tempo - século passado - computador era coisa rara na mesa das http://bit.ly/bsKUtH pessoas. Yahoo, Google, Computador de Mão, Agenda Eletrônica, E-mail, Messenger e Celular não passavam de produtos da imaginação do criador dos Jetsons.

Debaixo do meu braço, um software, um sensacional produto da imaginação de alguns seres humanos, que pensava eu, era a grande invenção que o nobre diretor precisava para melhorar de vez a sua vida, a vida da sua empresa, e os resultados dos seus negócios.

Afinal, a mesa praticamente vazia do diretor a minha frente era um claro sinal de que ali residia um espaço perfeito para o próximo computador e software a ser vendido no país.

"Que novas tecnologias traz você debaixo do braço?", perguntou o diretor, "Algo que vai ajudar você a trabalhar melhor", eu disse.

"Meu jovem, eu tenho apenas um trabalho nessa empresa", "Tá vendo essa folha de papel a minha frente?", (Sim, claro, a folha de papel era a única tecnologia - além de uma caneta e um telefone (com fio) que estava sobre a mesa do diretor).

"Nessa folha de papel, eu listo todos os dias, todas as coisas que eu tenho que fazer HOJE", "Vejamos o que eu tenho que fazer HOJE..., veja..., eu tenho que fazer 25 ligações para falar com 25 pessoas diferentes para tratar sobre 25 temas diferentes", "O meu trabalho é conversar com pessoas, trabalhar com pessoas, liderar pessoas mais inteligentes do que eu".

"A caixa mágica que você traz debaixo do seu braço pode fazer isso por mim?".

Depois de tantos anos, eu nunca me esqueci dessa lição e dessa pergunta. Nesse dia nasceu a frase, "Faltam 24 horas para terminar o dia, O que eu vou fazer HOJE?", frase que eu uso todos os dias para me questionar pela manhã antes mesmo de abrir o meu computador.

Muito antes de checar os meus e-mails, muito antes de checar as notícias, muito antes de checar as novidades ou os relatórios, eu checo a minha lista de tarefas do dia. "O quê eu tenho que realizar HOJE?", "Quantas pessoas eu tenho que liderar HOJE?".

Os softwares da Microsoft evoluiram muito nesses anos todos, e o mundo dos computadores tomou conta da mesa de milhões de pessoas por todos os cantos. Entretanto, o quanto é raro eu encontrar pela frente profissionais como aquele diretor de anos atrás, que independente de tecnologias avançadas que possui, tem a sua frente uma LISTA DE COISAS A FAZER em um único dia.

Qual foi a última vez que o seu dia foi dirigido por uma LISTA DE PESSOAS PARA LIDERAR ao invés de uma lista de reuniões para participar?

Qual foi a última vez que você usou o recurso de "tarefas" do seu programa de correio eletrônico para criar uma LISTA DE COISAS A FAZER ao invés de ficar criando "pastinhas" medíocres para guardar e-mails que você NUNCA vai ler?

Livre-se das tranqueiras que te separam das pessoas que você precisa conversar, e dos projetos que você precisa realizar. APAGA TUDO, deleta as pastinhas inúteis, ZERA TUDO, comece a liderar o seu dia a partir DAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA FAZER HOJE.

O dia de hoje já começou, faltam menos de 24 horas para acabar, O QUE VOCÊ VAI LIDERAR HOJE?

Naquele dia, o diretor comprou o software, e antes que eu pudesse deixar a sua sala, ele disse, "Ricardo, a tarefa mais difícil entre as 25 coisas que eu tenho que fazer hoje é liderar o meu chefe", "As pessoas que trabalham para mim - quando eu dou liberdade e atenção - fazem e acontecem sem maiores dores de cabeça, mas o meu chefe..., esse é o grande desafio, liderar alguém mais inteligente do que eu, superior a eu".

"Como você faz isso?", eu perguntei.

"Seja Leal", "Seja Leal aos princípios que fundaram a empresa", "Não tenha medo de ajudar o seu chefe a ser bem sucedido".

Informe o seu líder sobre os passos errados que estamos dando. Peça ao seu líder para explicar melhor o que não ficou claro. Tenha Coragem para expor os aspectos positivos e negativos de algo que o seu líder pediu para fazer. Exponha-se em momentos onde você pode fazer a diferença mesmo que o seu líder não acredite em você. Nunca, Jamais, Em Hipótese Alguma, esconda o que você está fazendo ou planeja fazer, NUNCA surpreenda o seu líder.

ENTENDA que você sabe mais do que ele, que você é mais independente do que ele, que você é mais bem informado do que ele, que você está em uma posição melhor do que ele para VER o que está acontecendo. ENTENDA que você tem a RESPONSABILIDADE de avaliar o que está acontecendo, e apesar do medo, LIDERAR o líder.

Os melhores líderes são aqueles que lideram os líderes. A mulher por trás de um grande homem, o homem por trás de uma grande mulher; o filho que lidera o pai, a neta que lidera o avô. Saber liderar aqueles que trabalham para você é interessante, entretanto, MUITO MAIS IMPORTANTE é saber liderar aqueles que estão acima de você.

Você quer ser líder?

Qual foi a última vez que você desafiou um líder?

Se você ficar parado, EU VOU LIDERAR VOCÊ; se você ficar calado, EU VOU LIDERAR VOCÊ; se você ficar enrolando, EU VOU LIDERAR VOCÊ.

Demonstre INICIATIVA! Eu quero saber a VERDADE, nada além da verdade, mesmo que isso custe a nossa cabeça. NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Ricardo Jordão - http://www.bizrevolution.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário