terça-feira, 1 de setembro de 2020

John Clifton "Jack" Bogle: segundo a revista Fortune, "um dos quatro gigantes do investimento do século XX.

John Bogle nasceu em 1929, em Montclair, New Jersey, falecendo aos 89 anos, em 2019, de câncer, em Bryn Mawr, Pensilvânia. Seu patrimônio líquido no ano do seu falecimento era de 180 milhões de dólares.

O ano do seu nascimento coincidiu com a Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929, tendo sido uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. Sua família foi muito afetada por essa crise. Eles perderam seu dinheiro e tiveram que vender sua casa, com seu pai caindo no alcoolismo, que resultou no divórcio de seus pais.

Jack fez o ensino médio na Manasquan High School, Manasquan, Nova Jersey. Seu bom histórico acadêmico permitiu-lhe ganhar uma bolsa para estudar na Blair Academy. Tinha uma especial habilidade em matemática e cálculos. Nessa escola formou-se no ensino médio com distinção, o que lhe valeu ser aceito na  Princeton University, Nova Jersey. Bacharelou em economia e investimentos em 1951, com a graduação Summa Cum Laude ("com a maior das honras") que é a maior distinção e o reconhecimento por obter a máxima qualificação possível em uma titulação universitária. Bogle casou com Eve Bogle e tiveram seis filhos.

Sua tese de formatura, "The Economic Role of the Investment Company" (O Papel Econômico da Empresa de Investimentos) chamou a atenção de Walter L. Morgan, fundador da Wellington Fund, convidando-o a trabalhar lá como seu assistente. Você pode ler trechos de sua tese, clicando aqui. Galgou posições na empresa, demonstrando iniciativa e criatividade ao desafiar a administração da Wellington a mudar sua estratégia de concentração em um único fundo, e fez o possível para demonstrar sua intenção de criar um novo fundo. Ele conseguiu e o novo fundo se tornou um ponto de virada em sua carreira. Depois de subir na hierarquia com sucesso, em 1970 ele substituiu Morgan como presidente da Wellington.

John Bogle viria a sofrer um grande revés na carreira ao ser despedido, pouco tempo depois, por uma fusão "extremamente imprudente" que ele aprovou. Foi uma má decisão que ele considerou seu maior erro, afirmando: "A grande coisa sobre esse erro, que foi vergonhoso e indesculpável e um reflexo de imaturidade e excesso de confiança além do que os fatos justificam, foi que aprendi muito."

Em 1975, Bogle fundou a Vanguard Company, que agora é uma das empresas mais respeitadas e bem-sucedidas no mundo dos investimentos, com mais de US$ 6,2 trilhões em ativos sob gestão. É o maior provedor de fundos mútuos e o segundo maior provedor de fundos negociados em bolsa do mundo, depois dos iShares da BlackRock. Em 1999, a revista Fortune nomeou Bogle como "um dos quatro gigantes do investimento do século XX". Em 1976, influenciado pelos trabalhos de Paul Samuelson, Bogle fundou o First Index Investment Trust (um precursor do Vanguard 500 Index Fund) como o primeiro fundo mútuo de índice disponível para o público em geral.

A ideia de Bogle sobre investimento em índices oferece uma distinção clara, mas proeminente, entre investimento e especulações. Jack Boogle afirmava que a principal diferença entre investimento e especulação está no horizonte de tempo e no risco do capital. O investimento está preocupado em capturar retornos no longo prazo com menor risco sobre o capital, enquanto a especulação está preocupada em obter retornos em um curto período de tempo, com risco potencialmente alto para o capital. O especulador geralmente está preocupado apenas com o preço de um título e não com o negócio subjacente como um todo; o investidor está preocupado com o negócio subjacente e não com o preço do título. Mesmo que um negócio tenha fluxo de caixa estável, as cotações de mercado de um título são o resultado de especuladores elevando os preços e baixando os preços com base na esperança, medo e ganância.

Bogle defendia uma abordagem de investimento definida pela simplicidade e bom senso. A ideia ousada dele era obter melhores retornos no longo prazo com custos mais baixos comparativamente aos outros fundos. Abaixo estão suas oito regras básicas para investidores:

1 - Selecione fundos de baixo custo;
2 - Considere cuidadosamente os custos adicionais de consultoria;
3 - Não superestime o desempenho anterior do fundo;
4 - Use o desempenho anterior para determinar a consistência e o risco;
5 - Cuidado com as estrelas (falando dos gestores "estrelas" dos fundos mútuos);
6 - Cuidado com o tamanho do ativo;
7 - Não tenha muitos fundos;
8 - Compre sua carteira de fundos - e mantenha-a.

Mais tarde, Bogle expressou preocupações de que a crescente popularidade da indexação passiva levaria a uma concentração do poder de voto corporativo para os líderes das três maiores firmas de investimento (Vanguard, BlackRock e State Street), acrescentando: "Não acredito que tal concentração serviria ao interesse nacional."

Apesar do sucesso nos negócios, a vida de Bogle foi marcada por diversos problemas de saúde. Aos 31 anos, sofreu seu primeiro de vários ataques cardíacos, até ser diagnosticado com uma doença cardíaca rara aos 38 anos. Em 1996, aos 66 anos, passou por um transplante bem sucedido de coração. Apesar da saúde debilitada, Bogle fazia questão de estar à frente de sua empresa e pressionava por mais reformas na governança corporativa e na administração de fundos.

John é autor do livro lançado em 1999: "Common Sense on Mutual Funds" (Senso comum em fundos mútuos: novos imperativos para o investidor inteligente). A publicação tornou-se um best-seller e é considerado um clássico dentro da comunidade de investimentos..

Frases marcantes de Jack Bogle.

“Existe pouca certeza em investir. Como investidores de longo prazo, no entanto, não podemos deixar que as possibilidades apocalípticas nos afugentem dos mercados. Sem risco, não há retorno”. John Bogle

"Os gerentes de fundos devem fornecer o retorno do mercado ... Mas esse retorno vem apenas antes de suas taxas exorbitantes, despesas operacionais e custos de rotação do portfólio serem deduzidos. O jogo de soma zero antes dos custos se torna um jogo de perdedor depois dos custos." John Bogle

"O principal papel do fundo mútuo é servir seus investidores." John Bogle

"Sim, o colosso do marketing conhecido como indústria de fundos mútuos fornece o armamento que permite aos investidores saciarem seus instintos suicidas. Não, o setor de fundos dificilmente foi um espectador inocente no boom do mercado e na carnificina subsequente. “Encontramos o inimigo e ele somos nós”… todos nós." John Bogle

"A coragem de prosseguir independentemente de enfrentarmos mar calmo ou agitado, e especialmente quando as tempestades do mercado uivam ao nosso redor - é o atributo por excelência do investidor de sucesso." John Bogle

Fonte: http://agenteinveste.com.br/?p=2183

Nenhum comentário:

Postar um comentário