sexta-feira, 12 de junho de 2020

Dickson G. Watts - Nunca inverta uma posição.

Dickson Watts contava a seguinte história: "Um homem disse a outro que ele não conseguia dormir por conta de sua posição no mercado. Seu amigo sábia e laconicamente respondeu: "Venda até o ponto em que consiga pegar no sono". E assim iniciamos esse capítulo sobre Watts, o qual já era um dos seguidores do conceito operacional “Trend Following” muito antes da sua existência oficial, a qual é um acompanhamento de tendência, ou negociação de tendência, que é uma estratégia de negociação segundo a qual se deve comprar um ativo quando a tendência dos preços subir e vender quando a tendência cair, esperando que os movimentos dos preços continuem.

Dickson nasceu em 1851, na cidade de Paducah - Kentucky e faleceu em 1902 em Nova York. Na contracapa do livro de sua autoria está escrito que ele foi o presidente da Bolsa de Nova York de 1878 a 1880. Teve dois filhos: Ethel e Samuel. Ela foi uma escritora de sucesso e o irmão era um proeminente membro da Bolsa de Valores, tendo seguido, portanto, a carreira do pai.

Pouco se sabe sobre a vida de Dickson G Watts e como citei anteriormente, é autor do livro "Speculation As a Fine Art e Thoughts On Life", que poderia ser traduzido como "Especulação Como Arte e Reflexões Sobre a Vida." Esse seu livro é constantemente citado no conteúdo de outro livro sob o título “Reminiscências de um especulador financeiro”, escrito pelo jornalista Edwin Lefèvre, sobre a vida de Jesse Livermore.

A seguir apresentamos uma lista de "Qualidades Essenciais do Especulador" e "Leis Absolutas”, citadas em seu livro, mostrando o valor atemporal de sua visão sobre o homem investidor:

1. Autoconfiança: um homem deve pensar por si só, deve seguir suas próprias convicções. A autoconfiança é a base do esforço bem-sucedido.

2. Julgamento: o discernimento, a sintonia fina das qualidades de uma em relação às outras, chamamos como o "bom julgamento", e é essencial para o especulador.

3. Coragem: ou seja, confiança para agir de acordo com as decisões pensadas, convictas. Na especulação, devemos prestar atenção no ditado de Mirabeau: “Seja ousado; seja ainda mais ousado; seja sempre ousado."

4. Prudência: capacidade para dimensionar o risco, juntamente com o devido estado de alerta e vigilância, é fundamental. Deve haver um equilíbrio desses dois: "Prudência e Coragem"; "Prudência" na observação, "Coragem" na execução. Conectado a essas qualidades, e sendo basicamente uma conseqüência delas, está uma terceira, a saber: "Prontidão". Quando a mente se convence, o ato deve ser subsequente. Pensou? aja rapidamente.

5. Flexibilidade: a capacidade de mudar de opinião; o poder da revisão. "Quem observa", diz Emerson, "e observa novamente, é uma pessoa de alto valor".

As qualificações relacionadas são necessárias para a formação de um especulador, mas devem ser bem equilibradas. Uma qualidade fraca, deficiente ou excessiva em outra, destruirá a eficácia de todas. A aptidão e o uso desses atributos, de uma forma equilibrada é incomum, evidentemente. Na especulação, como na vida, poucos conseguem e muitos fracassam.

A seguir veremos as suas "Leis Absolutas":

1. Nunca exagere: ter uma ambição maior do que o seu capital é um convite para o desastre. Se for ambicioso demais, uma flutuação no mercado vai enervar e deixar inseguro o operador e o seu julgamento se tornará inútil e comprometido.

2. Nunca inverta uma posição: isto é, nunca inverta completamente e ao mesmo tempo uma posição. Não venda e não fique vendido. Eventualmente você poderá ser bem-sucedido, mas é muito perigoso, pois, se o mercado recomeçar a avançar, seu viés reverte para a sua posição original e entrará comprado novamente. Se esta última mudança estiver errada, você ficará completamente desmoralizado. A mudança na posição original deveria ter sido feita de forma moderada e cautelosa, mantendo assim o julgamento claro e preservando o equilíbrio da mente.

3. Seja rápido: ou não; isto é, seja reativo na primeira manifestação do risco, mas não faça isso até que outros, ao verem a mesma coisa, mantenham ou encerrem a operação.

4. Outra regra: quando a operação for duvidosa, reduza o tamanho da intervenção, pois se você não estiver completamente convencido com a posição adotada, provavelmente seu interesse pode estar comprometido pelo risco. "Um homem disse a outro que ele não conseguia dormir por conta de sua posição no mercado. Seu amigo sábia e laconicamente respondeu: "Venda até o ponto em que consiga pegar no sono".

"Os tolos tentam provar que estão certos. Homens sábios tentam descobrir quando estão errados." Dickson G. Watts

Fonte:  http://agenteinveste.com.br/?p=2095

Nenhum comentário:

Postar um comentário