segunda-feira, 18 de maio de 2020

Keith Campbell: especialista em seguir tendências e outras estratégias quantitativas

Keith Campbell foi um dos primeiros a criar um fundo de investimentos e a educar os clientes sobre administração de futuros. Portanto, certamente é um dos pioneiros do conceito operacional "Trend Following" que é um acompanhamento de tendência, ou negociação de tendência, que é uma estratégia de negociação segundo a qual se deve comprar um ativo quando a tendência dos preços subir e vender quando a tendência cair, esperando que os movimentos dos preços continuem.

Na década de 1960 Keith conseguiu um emprego na Califórnia, porque podia esquiar e surfar lá. Quando seu colega de quarto saiu do apartamento que dividiam, Campbell colocou um anúncio de jornal à procura de uma nova pessoa para dividir os custos da moradia. Sua escolha foi Chet Conrad, um corretor de commodities. Campbell lembra que foi ele, Conrad, que o levou a operar no mercado, como cliente. Mas Chet vivia reclamando que não tinha dinheiro suficiente para negociar.

Em 1971, Campbell conseguiu juntar US$ 60.000 de 12 investidores para formar seu primeiro fundo de futuros com três consultores - um que seguia a análise fundamentalista, outro que fazia análise de gráficos e finalmente o terceiro, um analista defensor da análise técnica. E ele aprendeu sua primeira lição: não tome decisões por comitê ao negociar futuros! O próprio Campbell assumiu a negociação em 1º de janeiro de 1972. Anos mais tarde Keith e Chet separaram seus negócios.

Keith Campbell fundou a Campbell & Company em 1972 em Towson, Maryland e atua como presidente do conselho desde então. Ele foi presidente até janeiro de 1994 e foi diretor executivo até janeiro de 1998. Atualmente a empresa tem sob sua gestão cerca US $ 3,8 bilhões em ativos diversificados, incluindo ações.

Keith é um defensor de soluções simples mesmo atuando num mercado diversificado. Ele afirma ficar desconfortável quando o assunto algorítimo vem à tona. Essa declaração é esclarecedora para as pessoas que imaginam que as operações no mercado de investimentos é algo imensamente complexo. A principal lição de Keith Campbell e de outros adeptos do Trend Following é a disciplina em respeitar as regras em momentos de mercado adverso.

Um dos legados de Keith é a preocupação com a sucessão. Ele realizou algo fora do comum, porque a maioria dos fundos de investimento não sobrevive quando o fundador se aposenta. Em 2015 ele transferiu o controle acionário da Campbell para os funcionários. O capital minoritário restante foi dividido entre a família de Campbell e sua organização sem fins lucrativos, a Campbell Foundation, que protege recursos naturais como os ecossistemas da Baía de Chesapeake e a Costa do Pacífico. Considerando que a missão da empresa é cuidar dos interesses do cliente em primeiro lugar, essa transferência de propriedade mantem essa mentalidade, o que deixa a Campbell & Company em uma boa posição para prosperar mais ainda.

Em 2006, Campbell passou a fazer parte do hall da Fama da Associação do Comércio de Futuros por suas contribuições à comunidade de futuros e opções. Em 19 de junho de 2013, a Campbell recebeu o Pinnacle Achievement Award, concedido a uma pessoa que contribuiu significativamente para o avanço e a integridade do mercado de futuros.

Fonte: http://agenteinveste.com.br/?p=1366

Nenhum comentário:

Postar um comentário