Bill Dunn faz grande sucesso entre os seguidores do conceito operacional "Trend Following" que é um acompanhamento de tendência, ou negociação de tendência, que é uma estratégia de negociação segundo a qual se deve comprar um ativo quando a tendência dos preços subir e vender quando a tendência cair, esperando que os movimentos dos preços continuem.
Bill Dunn e seu "Dunn Capital Management" têm produzido retornos significativos, simplesmente seguindo uma estratégia relativamente simples e mecânica que é o "Trend Following".
Dunn cresceu em Kansas City e no sul da Califórnia. Depois de terminar o colegial, ele serviu três anos no Corpo de Fuzileiros Navais. Nos anos seguintes, ele recebeu um diploma de bacharel em física de engenharia pela Universidade do Kansas. Mais tarde, fez doutorado em física teórica pela Northwestern University. Foi pesquisador na Universidade da Califórnia. Trabalhou para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, desenvolvendo e testando sistemas logísticos e operacionais. Mas queria ir além.
Com cerca 35 anos de idade, ele estava trabalhando em sua casa no subúrbio de Fairfax, Virgínia, quando se deparou com um boletim divulgando um sistema de negociação de commodities, “que quase parecia bom demais para ele ser verdadeiro”. Testou o sistema e viu que realmente era verdadeiro e de uma simplicidade impressionante. Baseado nele, começou a desenvolver seu novo sistema. Usando dados diários, o sistema original de Dunn procurava por tendências estabelecidas em porcentagem dos preços que mudavam para baixo ou para cima em períodos recentes. O sistema operava em cada mercado de três a cinco vezes por ano. Revertia automaticamente se a tendência se movesse em outra direção. Ele determinava o tamanho da posição, arriscando entre 1 e 5 por cento do patrimônio sob sua gestão em cada operação.
Sua empresa, a Dunn Capital tem como filosofia de trabalho que é possível obter lucro no mercado de investimentos, aplicando uma abordagem sistemática baseada em evidências. Eles acreditam que a estratégia disciplinada de gerenciamento de investimentos orientados por dados é superior, no longo prazo, às estratégia discricionárias, ou seja, onde as decisões de investimento são feitas pelo trader com base nas informações disponíveis no momento da análise.
A empresa utiliza um programa com estratégia quantitativa, estatística e 100% sistemática que extrai lucros de tendências de alta e baixa, sem viés longo ou curto. É um programa totalmente diversificado, abrangendo um portfólio de mercados futuros de ações, renda fixa, moeda, energia, metal, agricultura e volatilidade. Eles também utilizam uma metodologia dinâmica de gerenciamento de riscos que aumenta o valor do portfólio em risco às condições atuais do mercado e recalibram essa meta diariamente.
Um dos seus Vice-Presidentes, para sistemas de negociação, é o pernambucano Roberto Osório, Ph.D. em Física pela Universidade da Califórnia em Berkeley obtido em 1982. Antes de ingressar na Dunn, trabalhou como Professor Associado de Física na Universidade de Brasília de 1982 a 1989, como Pesquisador Associado Sênior no Laboratório Nacional de Energia Renovável (Golden, Colorado ) de 1990 a 1992.
Bill Dunn fez uma observação muito importante à respeito de sua estratégia: "As tendências não são previsíveis, mas não são eventos aleatórios. Elas são criadas por mudanças reais na oferta e na demanda, que acontecem ao longo de muitos meses e podem ser analisadas e compreendidas se você estiver disposto a seguir certas regras. Caso contrário, o mercado pode ser brutal. Aqueles que não as seguem, ou não aprendem como fazê-lo, desaparecerão."
Fonte http://agenteinveste.com.br/?p=1354
Nenhum comentário:
Postar um comentário