sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Qualificar o cliente, para não perder tempo com quem não vai comprar ou corresponder à expectativa de vendas!


Um amigo perguntou-me "Como nos tempos atuais de retração econômica, levar em consideração os pontos levantados?" a respeito da necessidade de qualificar o cliente, numa postagem que fiz, sob o título "Jogue o seu Pipeline de vendas no lixo!" É justamente em momentos como o atual, que a necessidade da qualificação aumenta. Um empreendedor sem orçamento suficiente, com uma motivação tipo "fazer qualquer coisa para ganhar dinheiro", sem um plano de negócios estruturado, é um risco principalmente na perda de tempo, podendo resultar também em perdas financeiras.

O autor desse artigo é Ricardo Jordão, criador do http://www.bizrevolution.com.br/, o qual enfatiza que não é lógico você jogar "trocentos" clientes num funil de vendas, esperando que dois ou três deem certo. Para ter sucesso, os melhores vendedores investem o seu tempo em encontrar e qualificar clientes que realmente tem o perfil ideal para fechar os negócios.

Esse autor, Ricardo Jordão, recentemente disponibilizou um ótimo vídeo com 8 minutos de duração, onde fala sobre este assunto novamente, o qual recomendo assistir, clicando em https://www.youtube.com/watch?v=50xNQATcggI

Eu próprio já fiz muito isso, de jogar "trocentos" clientes num funil, a ponto de não poder ver pessoas reformando um estabelecimento comercial e logo ir perguntar se aquele ponto eventualmente se destinaria à uma loja de produtos de vestuário. Caso positivo, eu ia "atrás" do empreendedor.

Depois passei a identificar e qualificar lojistas com o perfil adequado para o tipo de produto que eu vendo e as coisas começaram a melhorar.

As vezes, não era possível fechar negócios com o melhor perfil e acabava vendendo para quem quisesse comprar. Mas então, eu fazia de tudo para orientar e estimular o cliente a qualificar-se e abaixo você verá dois casos, do antes e depois.


Outro desafio para o vendedor, é fazer com que comerciantes estabelecidos a anos, quebrem seus paradigmas de comodismo tecnológico. Há necessidade desses comerciantes e também vendedores, atualizarem-se e passarem a usar as ferramentas tecnológicas de informação, armazenamento de dados, de controles e mídia.

Muitas indústrias já oferecem plataformas de apoio à gestão, porém infelizmente alguns empreendedores ainda resistem a fazer uso, preferindo manusear papéis e fazer registros escritos à mão.

Ontem outro amigo falou-me que estava tentando fechar negócios com um empreendedor com uma base bastante sólida. Dono de várias lojas de uma franquia de fast food, de várias lojas de vestuário multimarcas, seria um parceiro ideal para um "Varejo Qualificado" como é chamado um novo canal de vendas que a nossa representada está implementando, diversificando o mix dos canais existentes de franquias, lojas multimarcas e e-commerce. E este novo canal iniciou por causa da determinação de colegas que hoje tem um excelente volume de vendas anuais, graças ao fato de terem qualificado seus parceiros de negócios.

sábado, 17 de novembro de 2018

Consultoria de Moda Mocinha Center - Parceria e Agradecimento


@jofransantos, empreendedor, advogado, consultor de @mocinhacenter e agora se tornando um ótimo comunicador e o mais importante: querido amigo e parceiro, muito obrigado!

Sempre acreditei que o reconhecimento é consequência de atitudes corretas. Sucesso e recognição:  muitos de nós lutamos para alcançar isso. E sempre haverá necessidade que mudemos nosso modo de pensar e agir, pois a motivação maior, é o crescimento da alma.

Mas não se constrói uma boa reputação da noite para o dia. É preciso trabalhar muito. Ainda que haja tropeços e quedas, é preciso superar os obstáculos. É preciso ter motivação, perseverar, insistir... a vida é uma sucessão de batalhas.

No entanto, nos caminhos da vida surgem pessoas que são a verdadeira motivação. Elas, com seu exemplo, com seu carinho, com seu incentivo é que são a mola propulsora que nos movem para frente. Que nos fazem ser melhores no que fazemos e melhores como seres humanos. Por isso para pessoas muito especiais como Jofran Santos e Dona Mocinha da Mocinha Center  e tantos outros que não não conseguirei nominar aqui, meu muitíssimo obrigado pelo incentivo constante. Por vocês, tudo! 

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Último showroom de 2018 - Agradecimentos Especiais



Hoje, dia 15 de novembro de 2018, no último dia de showroom físico das coleções DZARM e PUC Outono 2019, coincidentemente no feriado em que comemoramos a Proclamação da República, enquanto aguardamos os parceiros que agendaram para hoje, estou pensando em nossos queridos parceiros, clientes e representada. Primeiramente em você, que nos prestigiou neste evento, que não mediu esforços para vir aos hotéis, alguns enfrentando viagens às vezes com mais de 200 km. Por que tanta determinação e atitude? Porque sabe que comprar, planejar o recebimento de mercadorias que são o pulmão da loja, são tão importantes quanto vender. Por isso, meus respeitosos e emocionados agradecimentos a você, que nos prestigiou neste evento e em todos os eventos neste ano de 2018.

Em seguida penso na representada, Cia. Hering, dona das marcas DZARM e PUC. Em 1880, os irmãos Bruno e Hermann Hering, fundadores da Companhia, ainda no tempo do Império, sem pensarem nas dificuldades, apenas nas oportunidades, iniciaram as atividades dessa empresa tão estimada e respeitada. Nove anos depois acontecia a proclamação da República Brasileira. Provavelmente o primeiro "terremoto econômico" na vida da empresa. Depois, nos anos 10 do século passado, a primeira grande guerra mundial. Logo depois, nos anos 30 e 40, e tão terrível quanto, a segunda grande guerra mundial. E a Companhia Hering, apesar das intimidadoras e pavorosas dificuldades, prosperava.

A jovem República Brasileira, mais jovem que a Cia. Hering, ainda não estabilizou. Vive em constantes abalos políticos e éticos, causando muita insegurança aos agentes econômicos e aos cidadãos. Mas a Cia. Hering, enquanto isso, prospera, com ética e respeito aos acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores e comunidades no entorno de suas fábricas!

Por isso, meus respeitosos e emocionados agradecimentos à Cia. Hering, que está patrocinando esse evento e todos os encontros de negócios que tivemos ao longo desse ano e dos últimos anos.

A você, querido parceiro cliente e a você, querida representada Cia. Hering, meu muito obrigado por mais este showroom de Outono 2019, pela amizade e por este ano de 2018 maravilhoso e permitam-me dar-lhes um fraternal e carinhoso abraço.