segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Para lançar um produto novo é necessário contratar um vidente?

Humor à parte, muitas vezes nos deparamos com o lançamento de um produto novo e não raras vezes "torcemos" o nariz. Preconceito ou falta de preparo nosso?

Imagem obtida em http://mdemulher.abril.com.br/moda

Eu vi a matéria do produto acima sob o seguinte título: Todas as blogueiras usaram esta saia de US$ 59 nas semanas de moda (fonte: http://mdemulher.abril.com.br/moda)

Resolvi testar a reação dos parceiros DZARM. em Pernambuco e mandei a imagem para eles via WhatsApp e 58% responderam que gostaram. Os outros 43% responderam que tinham dúvidas sobre sua eficácia na hora da venda.

Me estendi na discussão com um dos parceiros e ela contou-me uma história que aconteceu numa franquia famosa de cosméticos e perfumes:

Nossa, que coincidência! Eu ia inclusive relatar o que minha ex-gerente nos ensinou quando eu trabalhava na franquia... 

Quando teve o lançamento do perfume Rhea, a versão feminina do Malbec, nenhum vendedor da loja gostou do perfume. Dizíamos entre nós, o tempo todo, que ninguém iria gostar daquela fragrância, pois tinha um cheiro meio azedo. Foi a nossa primeira impressão e por causa disso, por muito tempo ficamos sem conseguir vender aquele perfume.

Preocupada com o estoque que estava cada vez mais próximo de ter o prazo de validade expirado, a gerente montou uma estratégia e reuniu todos os vendedores e explicou que, pelo fato de não termos gostado do produto, sequer mostrávamos para os clientes. Ela completou dizendo que certamente os clientes iriam gostar, mas só se nós conseguíssemos fantasiar isso na cabeça deles, tipo... falar que era o melhor perfume que o cliente já sentira... Tínhamos que esquecer se tínhamos gostado ou não.

Em seguida, ela lançou uma premiação bem bacana para os vendedores. Pois não é que zeramos o estoque e vários cliente fidelizaram o perfume? 

Sem perceber nós também já estávamos apaixonados por aquela fragrância e eu amo o Rhea até hoje.

Normalmente ele é da coleção de final de ano. Já pedi para as meninas me avisarem quando chegar, para separar o meu!

Por isso temos que nos livrar desse pensamento rançoso que vendemos vestuário! Isso joga a potencialidade do negócio pelo ralo. Temos que passar a acreditar que vendemos moda. Que vendemos sonhos em viver uma vida mais apaixonante! Isso aumenta exponencialmente nossas possibilidades de venda.

Portanto, já que trabalhamos com moda, temos que desafiar nossos clientes (os clientes da loja) a adquirirem estilo (normalmente produtos apontados como tendência), por dois motivos:

1º O estilo deixa a pessoa mais bonita!
2º A cliente estilosa compra mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário