"Hoje, mais do que nunca, falar em profissões do mercado de moda é ir muito além das atividades mais conhecidas como a de modelo e estilista.
A diversificação das profissões relacionadas à moda é diretamente proporcional ao destaque desta indústria no Brasil e no exterior.
A moda é hoje uma das indústrias mais importantes do Brasil e é a segunda maior empregadora do país, sendo superada apenas pela construção civil.
A indústria da moda conta hoje com uma gama diversificada de profissões em que a formação adequada é o diferencial com relação a quem realmente se destaca neste mercado em crescimento, ao invés de ser por ele superado.
É verdade que até não muito tempo atrás o sucesso no mercado de moda se fazia principalmente pelo empenho e criatividade de profissionais autodidatas. Atualmente, mais que empenho e criatividade, a qualificação profissional é o pré-requisito para ser um profissional bem-sucedido da moda. Mas quais são os profissionais que fazem a moda hoje ao lado de modelos e estilistas?
Do desenho do estilista até a peça final usada pela modelo, vários são os profissionais que alinhavaram os elos da cadeia produtiva da moda. Vários profissionais terão, por exemplo, modelado, cortado e costurado os tecidos vestidos pela modelo como produto acabado. Outros tantos profissionais são responsáveis por fazerem as roupas e acessórios chegarem às lojas para os consumidores finais, passando evidentemente pelos desfiles e campanhas publicitárias.
Há ainda aqueles profissionais que tratam de moda em publicações especializadas, como os jornalistas, fotógrafos e assessores.
Enfim, a moda é mesmo um universo – só não há lugar para o amadorismo!”
Instituto Milano de Moda
Edna P. Fernandes
Fonte: http://textileindustry.ning.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário