Para lidar com essa realidade, Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil, que reúne as principais empresas do varejo de vestuário do País, dá algumas dicas:
1. Mix de produto atrativo
Em época de crise, o consumidor quer focar em uma compra com o máximo de benefícios possível. Para atraí-lo, ter um mix diferenciado é essencial.
2. Política de construção de preços assertiva
Agora, o consumidor precisa perceber mais valor e não preço. Oferecer claramente o valor agregado do produto ajuda a alavancar a lucratividade.
3. Produto certo no lugar certo
“Colocar o produto certo, no lugar certo e no momento certo, capturando todas as oportunidades de vendas e evitando rupturas, principalmente nos produtos básicos, é um desafio que as lojas têm buscado constantemente”, afirma Lima.
4. Exposição correta
Outra solução é preparar adequadamente a exposição do produto no ponto de venda para surpreender o consumidor. “É o que chamamos de visual merchandising. Num momento de crise e baixa confiança do consumidor é preciso elevar sua autoestima e despertar o interesse para adquirir um produto novo. Uma vez despertado este interesse, cabe uma atenção especial ao provador, que deve ser de fácil acesso e confortável para a prova de roupas”, ressalta.
5. Nada de filas
Longas esperas no provador e filas no caixa só afastam o consumidor. Organize a loja de forma a evitar transtornos, barreiras na jornada de compra.
6. Foco na oferta de crédito
Em um momento de aperto no orçamento doméstico, a rede que oferecer crédito de maneira fácil e barata sai na frente.
Fonte: Portal NoVarejo
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