sexta-feira, 25 de julho de 2014

Gerentes podem ser verdadeiros líderes e não apenas capatazes

Um rápido exame em artigos comparando os líderes com os gestores, pode levar à conclusão precipitada de que um líder não tem espírito amplo e benevolente, que é incapaz de pensar em longo prazo e não motivar os funcionários e inspirá-los. Já a função de gerente é normalmente descrita como lidar com o status quo, pensando no curto prazo e simplesmente repassando as ordens da diretoria.

Na minha opinião, é potencialmente prejudicial colocar muita ênfase sobre os contrastes. "Gerente" refere-se a uma posição em uma organização, enquanto a liderança é uma qualidade. A experiência me diz que alguns gerentes também podem ser excelentes líderes.

Os gerentes estão muitas vezes nas posições mais ingratas. Eles devem executar os objetivos da empresa e têm a tarefa de aplicar ações muitas vezes impopulares, como a implementação de controles de custo ou de imposição da disciplina dos funcionários e realizar demissões. Além disso, em um negócio empresarial, o gerente atua como o executor ou guardião das normas da empresa, sendo o elo entre a diretoria e o restante da organização.

Passei muito tempo em funções de gestão e tenho agora o privilégio de conduzir minha própria empresa, o que me permitiu ver a convergência da liderança e da gestão, de uma perspectiva diferente. Assim, para os novos gerentes ou os mais antigos, com a esperança de subir cada vez mais altos degraus na hierarquia, aqui está o que eu achei que eu sabia quando eu estava na sua posição:

1. O diretor também é responsável. 
No local de trabalho não cabe um relacionamento pai-filho. No entanto, não são apenas os gestores, únicos responsáveis ​​pela realização de seus subordinados. Ao contrário, a responsabilização deve fluir em todas as direções, em toda a organização. Para construir e manter uma organização de sucesso, cada pessoa na empresa deve saber-se responsável, incluindo os de maior posição hierárquica.

2. Seja você mesmo.
Muitas pessoas vão dizer-lhe como agir em relação ao seu diretor ou a outros líderes. A chave é sempre ser você mesmo. Não coloque uma máscara. Seja autêntico e permaneça fiel a quem você é. É fácil ver o que existe por trás de uma caricatura.

3. Não se preocupe com todos os detalhes.
Os gerentes, por vezes, não ficam satisfeitos até que, no planejamento, tudo esteja no mínimo 100 por cento, gastando tempo e energia neste processo. Eu prefiro seguir uma direção com menos certeza de sucesso. Não gaste 70 por cento de seu tempo perseguindo o último 5 por cento, o qual provavelmente não adicionará valor significativo. Ao agir dessa forma, você estará demonstrando incapacidade de tomar decisões em face da incerteza.

4. Evite olhar para os ganhos dos seus subordinados.
Há momentos em que um vendedor comissionado, que está fazendo um bom trabalho, poder ganhar mais que o executivo chave. Não pense pequeno, se preocupando de como as pessoas devem ser compensadas ​​e, certamente, nunca sabote planos de comissão. Crie um ambiente que define e premie o sucesso individual e da equipe. Nunca permita que seu ciúme pelo sucesso de outro o distraía.

5. Informe-se. 
Desenvolva múltiplas fontes de informação na sua organização. Não crie uma cultura onde é politicamente incorreto para você ou qualquer outra pessoa, falar com outros funcionários na organização. Para ser bem sucedido, você precisa de feedback de seus funcionários da linha de frente e mais: Identifique os líderes de opinião e ouça-os. Certifique-se de que eles se sintam motivados em se comunicar com você, porque eu garanto que eles estão se comunicando com outros colegas e influenciando percepções.

6. Gerencie comportamento.
Uma grande parte do trabalho é controlar o comportamento. No minuto em que alguns gestores descobrem que esta é uma parte de seu trabalho, eles acham que é uma tarefa de jardim de infância. Não é. Você deve garantir que o comportamento dos funcionários esteja em sintonia com os valores da sua empresa e que seus funcionários não só compreendem os valores, mas também nunca os ignorem. Como você é um executivo chave, controlar o comportamento é uma das ações mais importantes que pode executar, afim de gerar uma cultura vibrante e, finalmente, levar a sua empresa para o sucesso.

7. Coloque as diretrizes da missão e dos valores em prática.
A questão não é apenas colocar um cartaz na parede, quando se trata das diretrizes da missão e valores. Você deve ter um plano para colocá-los em ação. Comunique-lhes seguidamente. Seus funcionários são os únicos que vão dar vida a essas diretrizes e é sua responsabilidade  ter certeza que esses objetivos e valores estão claramente compreendidos. Os funcionários perceberão rapidamente a hipocrisia, quando os líderes publicam um conjunto de valores, mas comportam-se de modo contrário.

8. Conheça a regra 20/60/20.
Quando sua empresa está absolutamente engajada no processo de atingimento das metas, certifique-se em entender a regra 20/60/20. Isso significa que 20 por cento dos seus funcionários estão comprometidos e alinhados com o processo, 60 por cento podem ser treinados e 20 por cento nunca serão recuperados, por isso não perca seu tempo com eles. Depois de explicar e implementar as necessidades de uma mudança, mais rápido você pode mover-se para a frente com eles. Mas lembre-se que você não vai conquistar ou ser "amigos" de todos.

9. Você pode ser bom hoje, mas e amanhã?
Claro, você como um gerente pode estar em boa forma agora, mas está se preparando para ter sucesso no futuro? Manter-se atualizado com as tendências, com a tecnologia e o que está acontecendo em sua organização e das empresas em geral é essencial para o sucesso em longo prazo na sua empresa e no crescimento profissional. Desenvolva seu próprio plano pessoal e evolua. Permaneça relevante. Não se permita tornar-se um dinossauro.

10. Implemente os três dogmas.
Ao lidar com um diretor ou outro funcionário, siga os três dogmas: Tratamento respeitoso, transparência e confiança. Quando estes são defendidos, tenha certeza que a fluidez da comunicação nos relacionamentos será bem sucedida. Quando qualquer um desses são violados, corre o risco potencial de perder um bom colaborador ou prejudicar um relacionamento.

Fonte: http://www.entrepreneur.com

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