terça-feira, 30 de dezembro de 2014

10+4 Missões para eu (e você, se quiser) cumprir em 2015

Este é um dos posts mais famosos que escrevo todos os anos, pelo menos no quesito audiência anual e comentários que recebo pelas redes sociais ou por e-mail. Desde 2011 escrevo estas missões para que eu mesmo as cumpra, mas compartilho minhas ideias buscando incentivar os leitores do blog a incrementarem suas resoluções de ano novo. Até hoje foram lançadas 48 missões para serem executadas ano a ano. Hoje lanço mais quatorze, totalizando 62 missões que desafiam você a ser um profissional melhor e realizar algo que marque a sua vida no próximo ano. As missões não ficam velhas. Você pode pegar qualquer uma delas, não importando o ano, e criar a sua própria lista de missões a serem cumpridas. Mescle com os seus objetivos pessoais e tenha metas para o próximo ano bem definidas. E o mais importante, persista até concluí-las. Você vai me agradecer no final de 2015, quando tiver cumprido as missões e sentir em você uma maior realização por ter passado por mais um ano. Então vamos ao que interessa, as 10 missões para 2015.

PRIMEIRA MISSÃO – VENÇA O EFEITO WOBEGON:

Este efeito é aquele que nos faz sentir melhor do que a média. Geralmente nas minhas aulas ou convenções, pergunto para as pessoas o que os impede de ter mais sucesso na vida. Dificilmente alguém aponta um traço seu para ser melhorado. Quase sempre é algo vinculado ao mundo externo. Tem um provérbio africano que diz “uma hiena não consegue sentir seu próprio mau cheiro”. Este é o problema do efeito Wobegon. Faz com que tenhamos falsas impressões, que nos julguemos melhores do que somos em coisas críticas para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É como você imaginar que faltam 500 metros para chegar no destino mas na verdade são 5 quilômetros, e você não está preparado para esta distância toda. Você pode se achar um melhor marido (ou esposa) do que na verdade é, em muitos aspectos. Você pode se achar um melhor vendedor ou profissional em tantos outros aspectos, mas na verdade não é nem a metade do que você imagina. Ter a autoconsciência do ponto exato das competências e habilidades que lhe são críticas na vida é um importante marco para se conquistar, pois desta forma, temos como nos desenvolver no ritmo certo.

Missão detalhada:

Você deve encontrar 3 competências ou habilidades pessoais e 3 profissionais (podem ser iguais) para desenvolver em 2015. Com a lista de competências finalizada, você deve questionar pelo menos 3 pessoas que lhe conhecem apenas fora do trabalho e 3 colegas de trabalho, e perguntar sobre as competências correspondentes. Defina bem o seu ponto de partida e chegada para 2015.  E lembre-se de agradecer pela honestidade das pessoas que convidastes, mesmo que isso possa doer um pouco. 



SEGUNDA MISSÃO – DEIXE DE PENSAR COMO EMPREGADO:

Na verdade somos todos empreendedores de nossas vidas, apesar de a maioria das pessoas pensar como empregados. Veja que eu frisei a palavra pensar. Você pode estar no momento contratado como empregado mas isso não significa que você deve pensar na sua vida, incluindo a profissão, como um empregado. Somos pagos pelo nosso desempenho. Se você trabalhar nele e demonstrar estas qualidades e ganhos para um empregador, você conseguirá uma promoção ou o mercado lhe absorverá. E esse desenvolvimento depende de você. Todos trabalhamos por alguma recompensa, que nos é paga através de comissão, remuneração, bônus, benefícios, reconhecimentos, etc. Se você for empresário ou empreendedor é a mesma coisa, alguém lhe paga para que você possa receber. A única vantagem é que você não tem mais a cabeça de empregado. O grande mal de se pensar como empregado, pelo menos para a maioria, é de se esforçar pouco (ou o mínimo suficiente) pois o ganho é o mesmo. Esta cultura liquida com o potencial humano de desenvolvimento e pode arruinar com uma empresa. A imagem que eu tenho deste caso é daqueles ninhos de águia, no alto de um penhasco, onde os pequenos filhotes ficam com o bico para cima esperando a mãe chegar com comida e depositar dentro um pouco do que conseguiu coletar. Você talvez não seja assim (cuide do Efeito Wobegon, neste ponto), mas certamente conhece alguém. Ah, e existe também empresário e empreendedor com cabeça de empregado.

Missão detalhada:

Você irá se reinventar totalmente. Um plano 100% melhor em comportamento para 2015. Se você for realmente empregado de uma empresa, terá a missão de pensar e agir como se fosse o dono. Toda a responsabilidade do sucesso do seu setor e da empresa passa por você agora. Você terá que desejar muito se desenvolver neste sentido, pois muitos pensamentos recorrentes irão lhe atormentar. Mas com persistência eles se acomodam. Sua missão é fazer com que as pessoas perguntem: O que aconteceu com você? Está muito diferente! Aja para que isso seja verdadeiro e se torne o novo você.

TERCEIRA MISSÃO – VENÇA O MEDO DA REJEIÇÃO:

Tido como um dos medos mais presentes em nossa sociedade cada vez mais “social”, pelo menos na perspectiva digital, o sentimento de paralisia que traz a possibilidade de ser rejeitado é devastador para o comportamento de sucesso. Certamente quem tem sucesso hoje em dia, deve ter alcançado uma taxa de rejeição muito parecida com a sua, mas o que o difere é que ele absorve e interpreta isso de forma diferente da sua. Para ele a rejeição não é algo pessoal, diretamente ligado a sua personalidade, e sim ao contexto e circunstância da proposição. Muitas e muitas vezes eu mesmo tive propostas rejeitadas em um determinado momento e meses depois, com a proposta reformulada, com a mesma pessoa, tive êxito. Basicamente o que mudou foi o contexto e a circunstância da abordagem. Se você não enfrentar este medo, não vai se expor o suficiente para ter sucesso no que pretende. Isso irá selar o seu destino de uma forma, que irá fazer com que você acredite que é uma pessoa de azar, que não nasceu para brilhar e conquistar ganhos na vida maiores.

Missão detalhada: 

Primeiramente você adotará o comportamento que é melhor ter um não do que ficar com uma dúvida provável. Desta forma você irá se arriscar sempre que sentir o medo da rejeição, seja em coisas simples, como fazer uma pergunta para um palestrante em um evento como até ser você mesmo o palestrante, tendo que enfrentar 50 ou 1000 pessoas bem críticas na sua frente. A cada situação dessas, você irá escrever em um diário pessoal e intimo o que aconteceu, o que você sentiu, como reagiu e qual foi o resultado que obteve. Você irá manter um diário de rejeições e a cada 30 dias irá ler ele e fazer um fechamento dos sentimentos mais comuns e dos comportamentos mais frequentes que surgem quando você sente o medo da rejeição. Depois dessa autoanálise, cabe a você ir identificando gaps de melhoria em seu comportamento e pensamento, buscando minimizar cada vez mais o medo da rejeição.

QUARTA MISSÃO – AMPLIE SEU INVENTÁRIO PESSOAL:

Geralmente pensamos em inventário quando alguém morre e tem que fazer uma lista de seus bens, que irão ser distribuídos conforme testamento ou algo semelhante. Estando você BEM VIVO, quero que faça um inventário de sua vida, tendo os seguintes aspectos observados: (1) patrimônio tangível, (2) patrimônio cultural, (3) patrimônio social, (4) patrimônio espiritual e o (5) patrimônio corporal. Vamos ver rapidamente o que é cada um desses patrimônios. O primeiro deles, o que chamei de tangível, é a listagem de tudo o que você conquistou na vida até o dia de hoje e devidamente é seu, de direito. Entram aqui coisas como bens imóveis e bens móveis, como apartamentos, casas, carros, eletrônicos, móveis, obras de arte e decoração, enfim, tudo o que tenha valor considerável e seja tangível para você. O segundo tipo de patrimônio, o cultural, é o que você conquistou de desenvolvimento intelectual até o momento. Considere desde a educação formal até mesmo pequenos cursos que fez, livros e documentários que assistiu, coisas que aprendeu observando, ouvindo ou praticando. O terceiro tipo de patrimônio, o social, você deve considerar os diversos grupos de relacionamentos que tem contato e que participam de sua vida, como a família, amigos, colegas de trabalho, da igreja, do clube, etc. Tudo o que você conquistou em termos de redes de relacionamento e networking. Já o quarto tipo de patrimônio, o espiritual, é algo bem íntimo e deve ser avaliado por você conforme suas orientações espirituais e/ou religiosas, sem certo ou errado. Considere suas crenças espirituais neste momento e veja o que lhe confortou e lhe deu fé (entendido como “perspectiva futura positiva”) neste ano. E por fim, o quinto tipo de patrimônio  é o corporal. Com o passar dos anos, tendemos a ficar cada vez mais sedentários, pelo estilo de vida moderno adotado. Avalie como o seu corpo está ao final deste ano. O que você fez dele durante estes 12 meses?

Missão detalhada: 

Tendo feito este inventário pessoal com 2014 como base, agora projete para cada um dos tipos de patrimônios listados um objetivo anual. Algo possível de se atingir com algum esforço seu. Pegue cada um destes objetivos e divida em 4 partes sequenciais. Coloque um a cada trimestre. Ao olhar para cada objetivo trimestral, se julgar ainda difícil de imaginar o como você irá atingir, desdobre eles em objetivos mensais e até mesmo quinzenais ou semanais. Quanto mais perto de você o objetivo mais fácil deverá ser saber o que deve ser feito para alcançar a meta.

QUINTA MISSÃO – APRENDENDO POR CONEXÕES:

Normalmente aprendemos mais quando associamos um alto interesse e atenção com diversas formas de aprendizagem. Lembre da época de escola. As disciplinas que  você mais gostava certamente eram as que você melhor desempenhava, pois existia o encontro das condições que listei como essenciais para um elevado aprendizado. Para que você consiga desenvolver um aprendizado acelerado sobre algo que você deseje dominar mais, você tem que buscar alinhar estas condições novamente. Eu mesmo venho fazendo isso por muitos anos e noto resultados superiores na fixação do conteúdo, na crítica do que estou lendo e na minha capacidade de aplicar o conteúdo. Eu seleciono 4 ou 5 temas de meu interesse e escolho alguns livros. Leio em torno de 30 ao mesmo tempo, intercalando dias e motivações. Ao final, consigo relacionar assuntos que antes não pareciam estar relacionados. E é esta técnica que proponho como missão para o ano de 2015 para vocês. Eu vou manter o aprendizado por conexões na intensidade que já alcancei, lendo no mínimo uns 30 livros por temporada.

Missão detalhada:

Você deve ler 5 livros ao mesmo tempo. Isso mesmo, você não  leu mal. Você escolhera uma área da vida que deseja se aperfeiçoar. Digamos que seja “design thinking”. Após esta definição, você escolherá os 5 melhores livros sobre o tema. A partir deste momento você sempre irá escolher 1 hora, ou um pouco mais, por dia para ler. Pegará os livros na mesma ordem e lerá de 5 a 10 páginas de cada livro (dependerá de sua velocidade de ler com atenção), na sequência. Você deve ler e ir marcando com um lápis ou marcador o que lhe chamar mais atenção. Na quinta rodada (após ler de 25 a 50 paginas de cada livro) você deverá, antes de iniciar a sexta rodada, ler os marcadores de todos os livros. E desta forma você evolui até o final de todos os 5 livros. Com certeza, após esta leitura, seu aprendizado terá criado conexões fortes neste tema e você estará mais próximo do nível de sabedoria que deseja.

SEXTA MISSÃO – ROAD MAP DE 12 MESES:

Um road map é como um mapa de um território que você deseja ultrapassar, com uma linha marcada indicando o melhor caminho para você. Atualmente seria como ligar o Waze e lhe dar um destino. Ele irá traçar uma melhor rota para você e irá lhe sinalizar marcos ao longo do caminho. O mesmo você irá fazer para si próprio, vendo a sua vida de duas perspectivas: pessoal e profissional, mês a mês. Importante aqui é que a cada mês se tenha um marco a ser conquistado, como parte de uma grande expedição. Comece colocando um objetivo para ser finalizado em dezembro de 2015. Depois venha separando ele em pedaços menores e agregando outras coisas que queira realizar, de forma a ter um ano repleto de realizações, com uma direção clara e definida por você. Pegue folha e caneta e esteja pronto para finalizar esta missão para iniciar 2015 com o seu road map.

Missão detalhada:

Você pegará uma folha grande e separará em 12 grandes blocos, um para cada mês do ano. Cada bloco, você passará uma linha tracejada e separará em dois espaços. O primeiro espaço é PESSOAL e o segundo espaço é PROFISSIONAL. Em cada um destes espaços você deverá escrever uma única coisa que deseja realizar até o último dia daquele mês. Você sempre colocará a atividade no mês que irá ser finalizada, não importando quando iniciará.  Em cada bloco-espaço somente poderá ter UMA ÚNICA COISA sinalizada como alvo (máximo 2, em alguns blocos de exceção). Imprima esta folha e leve com você, na agenda, para sempre consultar. E também imprima mais uma via para deixar na sua casa, em lugar visível, como na parte interna do seu guarda-roupa, de maneira que você sempre que for pegar uma roupa irá ver. Ao final do ano você terá conquistado para você no mínimo, 24 coisas/realizações, 12 pessoais e 12 profissionais. Será um grande sentimento de dever cumprido na sua vida. DICA: Inicie com os objetivos de dezembro de 2015. Você pode separar estes objetivos em partes menores, cumprindo a cada mês, trimestre ou semestre uma parte do grande objetivo anual.  E também poderá complementar com objetivos menores, que sejam possíveis de serem finalizados em menor tempo. Mas mantenha a ideia de ter um road map com uma história de vida e realizações para você e não uma colcha de retalhos de pequenos e insignificantes conquistas.

SÉTIMA MISSÃO – VENÇA O IMPOSSÍVEL:

Muitas pessoas adotam rótulos para algumas atividades que dificultam sua execução (ou até mesmo tentativas). Rotular algo como impossível para nós é um atalho rápido para não nos esforçarmos mais. Nosso cérebro funciona mais ou menos assim. Tenho que fazer isso. Mas isso é impossível. Então não vamos fazer nada disso. E nem se tenta algum resultado positivo. Um antigo chefe escoteiro meu dizia “não vá dormir pensando que algo é impossível pois poderá acordar com o barulho de alguém realizando o seu impossível”. Esta frase me marcou muito quando a ouvi pela primeira vez, com 13 anos de idade. Lembro dela toda a semana, desde lá. A missão de 2015 será vencer um dos seus impossíveis.

Missão detalhada: 

Pense na sua vida passada e escolha pelo menos uma coisa que você ache impossível que possa fazer no período dos próximos 12 meses. Eleito o desafio, agora temos que pensar em como fazer dele algo possível de ser enfrentado e riscado como algo impossível de sua vida. Para isso, você pode fazer um desdobramento deste objetivo em partes menores, como já explicado em outras missões acima, bem como poderá conversar com pessoas que realizam o seu impossível como parte de seu trabalho. E vá desenhando degraus de conclusão, a medida que você aumenta o tamanho do enfrentamento do impossível. A grande meta é você chegar ao final de 2015 e riscar de vez este “impossível” da sua vida. Pois você fez! DICA: Eleja apenas um impossível para o ano de 2015. Apenas um e trabalhe para vence-lo.

OITAVA MISSÃO – MONTE UM CONSELHO CONSULTIVO PARA SUA VIDA:

Quantas vezes você ficou em dúvidas de qual caminho seguir em sua vida? Será que tomo a decisão de ir para lá ou para cá? Saio do meu emprego e vou ser freelancer ou fico no meu emprego atual? Muitas vezes vamos nos aconselhar com algumas pessoas, que tentando fazer o melhor por nós, emitem suas opiniões com base em suas experiências. Quase sempre são opiniões com um comprometimento de médio para baixo, pois nossa colega de trabalho que almoçamos todo o dia pode não ser a melhor pessoa para lhe aconselhar sobre o seu próximo passo profissional. Aquela sua amiga de infância que lhe conhece mas é altamente sensibilizada com suas histórias pode ser uma boa ouvinte, mas seus conselhos podem ser apenas para lhe agradar. O jeito é montar um grupo de pessoas que podem ser o seu CONSELHO OFICIAL de vida.

Missão detalhada: 

Pense nas perspectivas de sua vida que você gostaria de apoio consultivo. Tem mais dificuldades para decidir quando envolve a sua vida pessoal ou profissional? A partir deste ponto pense nas pessoas bem mais resolvidas na área que precisas de apoio, que estejam em seu nível de influência muito próximo. Talvez aquela colega de trabalho possa não ser um bom perfil para lhe aconselhar sobre carreira, pois parece ter pouca ambição na vida, mas o seu casamento é duradouro e feliz, pelo que ela já lhe contou e pelo que você viu em uma dezena de vezes que foi em eventos sociais na casa deles. Ela pode ser uma conselheira pessoal. Faça um convite oficial para cada conselheiro e diga que irá convidá-lo para uma janta em sua casa uma vez por semestre, para conversarem. Certamente ele ficará honrado com a responsabilidade e buscará sempre lhe dar conselhos mais compromissados.

NONA MISSÃO – O PODER DO UM:

Muitas vezes podemos viver ou presenciar situações injustas. Podemos achar que a vida não nos favoreceu. E buscamos uma explicação para isso dizendo para nós mesmos que somos apenas um. Sendo uma única pessoa, não tem como fazer grandes coisas. Justificamos resgatando ditados populares, como “uma andorinha só não faz verão” ou coisas do tipo. Mas saiba que os oceanos são gotas que se uniram. Se o seu desafio é grande demais, pense que para comer um elefante, você deve mastigar pedaço por pedaço. A sua ação e iniciativa individual pode contagiar muitas pessoas. Quantas vezes você mesmo se motivou ao ver uma pessoa com disposição contagiante na academia, ou comentando um filme ou um livro que tinha lido, uma viagem ou restaurante que frequentou? Tempos depois você estava vendo o filme, lendo o livro e almoçando pela primeira vez naquele restaurante. O um tem poder. Acredite.

Missão detalhada: 

Sua missão detalhada é entrar em ação em pelo menos uma atividade que você possa contagiar positivamente os demais em sua volta. Pode ser em prol de uma entidade social ou qualquer ação beneficente, uma causa que defendas ou um projeto novo em seu trabalho. O que importa é que você está se testando ao liderar a iniciativa de mostrar que o um tem poder. Sua missão estará concluída quando sua causa ou atividade estiver acontecendo com mais pessoas que se engajaram por que viram o quanto você estava envolvido no tema. Para você, além de desempenhar aspectos comportamentais como liderança, empreendedorismo, persuasão,  estará mostrando para si próprio que se colocando em ação, o mundo muda, respondendo ao seu gesto. E isto é o poder do um.

DÉCIMA MISSÃO – A SUA FOME IRÁ LIDERAR A SUA CASA:

Tem uma frase que aprendi em um vídeo do Youtube e repito para mim até hoje, frequentemente: “Um leão tem que ter fome para caçar”. Sua vontade de vencer os obstáculos que a vida nos apresenta será determinante para saber até que ponto você chegará. Em outras palavras, a sua fome irá liderar a sua casa, pois nada será caçado por você se não ficar com fome. Tem pessoas que acostumaram a “passar fome”  (linguagem figurada) e se acostumaram em uma zona de conforto muito próxima da linha da mediocridade. Desperdiçam suas vidas e seu potencial não tentando fazer mais coisas ou mostrar ao mundo suas conquistas. Pare um pouco de se justificar e se desafie a chegar no final de 2015 sendo 100% melhor do que iniciou. Isso é menos do 1% de melhoria ao dia. Acho bem provável que você consiga atingir isso.

Missão detalhada: 

Você terá mais fome ao dia em tudo o que faz. Se estiver na academia andando na esteira e chegar ao ponto que você sempre parava você irá aumentar a velocidade e andar por mais 5 minutos. Se estiver em uma reunião e você nunca emite sua opinião, você irá participar e se voluntariar. Se nunca quer sair com suas amigas, você irá escolher pelo menos um passeio por semana para fazer (e você vai se divertir, postar nas redes sociais e agradecer depois a companhia). O legal seria você colocar suas descobertas quanto a este aspecto da “fome” em um diário pessoal, para poder ver a sua evolução, ao reler suas conquistas e manifestações de sentimentos e pensamentos.

Para finalizar, coloco aqui mais quatro missões extras para você compor quais seriam as suas 10 missões para cumprir em 2015.

MISSÕES EXTRAS:

DÉCIMA-PRIMEIRA MISSÃO – CORRA MAIS RISCOS:

Sim, você leu certo. Mas isso não significa que você deverá ser um apostador de cassino apostando a sua casa em que mora. Grandes executivos, atletas de alta performance e demais profissões que exigem da pessoa um envolvimento maior com o risco (pense em um astronauta, por exemplo) costumam correr riscos mas de forma calculada. Através de treinamentos, capacitações, simulações, estudo de cenários e do autoconhecimento, tomam decisões que para uma pessoa que olha a cena de fora parece muito arriscado. Todos eles são muito tolerantes ao risco, e por isso se esforçam para entende-lo. Quais os riscos que você está hoje preparado para correr? Se você não se preparou ainda para correr riscos é melhor começar logo, pois isso pode significar alcançar o próximo degrau da sua escada profissional.

Missão detalhada: 

(1) Você deve pensar no seu aspecto profissional e identificar os riscos que está hoje correndo. Coloque na lista riscos como “não estar fazendo nada de significativo”, “não ser envolvido em decisões maiores que envolvem o setor”, “nunca ser consultado”, “não notarem que você ficou doente e faltou o serviço”, “não lhe esperarem para almoçar”, “ser muito impulsivo e não entregar as coisas por se envolver em tudo e mais um pouco”, entre outros, que demonstram que você não é tão importante ou relevante para a empresa/setor/colegas. Mapeie estes riscos e; (2) Defina quais riscos você quer resolver na sua vida profissional e trabalhe neles. Sua missão, para o ano de 2015, é eliminar os riscos de passividade (todos os acima com exceção do último) e aumentar os riscos calculados, que elevam sua visibilidade e iluminam o seu caminho para um melhor futuro (ex.: se voluntariar para liderar um projeto novo, apresentar um plano de melhorias e contenção de custos e ficar responsável por implementar, entre outros).

DÉCIMA-SEGUNDA MISSÃO – SEJA UM GUARDIÃO DA CHAMA:

Tanto o otimismo como o pessimismo são contagiantes. Podemos até achar que o pessimismo é mais contagiante, mas não é verdade. Pessoalmente, se ligarmos nossas antenas, vamos ver diversas situações ao dia onde notamos que o otimismo nos contaminou. De acordo com o médico, filósofo e teólogo Albert Schweitzer, “Há momentos em que nossa luz se apaga e é reacendida pela fagulha de outra pessoa. Cada um de nós tem motivos para demonstrar enorme gratidão por aqueles que reavivaram a chama dentro de nós.” Desta maneira, você deverá ser o guardião da chama em 2015, para a sua rede de contatos.

Missão detalhada: 

Uma vez por semana, no mínimo, você deverá ter feito uma intervenção em uma pessoa que teve a sua chama apagada, mesmo que ela não saiba disso, e reacendê-la. Como saberei que a pessoa está com a chama apagada? Quando ela for excessivamente pessimista em seu discurso e comportamento. Como saberei quando a sua chama estiver novamente acesa? Quando ela demonstrar mudança positiva de comportamento. Lembrete: tem pessoas que demoram mais para acender sua fogueira. Nota: Esta missão é diferente da missão “O poder do um”.

DÉCIMA-TERCEIRA MISSÃO – INVENTE SEU CORPO:

Não precisa colocar silicone, nem passar o dia na academia. Não precisa ser Vênus, nem Apolo. Nesta missão você irá aumentar a sua consciência com o seu corpo, este fiel e resistente depositário de seus sonhos, segredos, intimidades e realizações. Muitas vezes, a vida moderna nos empurra para o sedentarismo por muito tempo. Não exigindo rotineiramente de nosso corpo, ele se deteriora. E no futuro ele irá nos cobrar uma conta com alta complexidade para se resolver. Mas podemos agir agora e anular esta dívida pessoal que você tem com você mesmo.

Missão detalhada:

(1) Você irá ler 4 horas por mês (isso mesmo, por mês) sobre temas vinculados a alimentação. Nesta parte da missão você deve aumentar a sua consciência sobre o tema a ponto de conseguir no final do ano fazer escolhas melhores de dieta para a sua vida. Você deverá saber os efeitos e consequências de cada alimento que ingere ou deixa de ingerir; (2) Além disso, você deverá fazer um check-up completo no primeiro semestre e outro no final do ano de 2015. A intenção é que, na primeira medição, você eleja alguns indicadores de sua saúde a serem melhorados e trabalhe durante um semestre, no mínimo, para que isso seja possível.

DÉCIMA-QUARTA MISSÃO – INSPIRAÇÃO DO MÊS = VOCÊ:

Temos dias bons e dias ruins. Em ambos aprendemos algo de como podemos nos tornar cada vez melhores. Mas o que mais eu vejo em meus atendimentos de coach é a pessoa se punir 100 vezes mais por um erro do que ela se recompensa por um acerto. A carga negativa é elevada para a maioria das pessoas (inclusive para mim). Além de nos policiarmos sugiro nos colocarmos em primeiro lugar em nosso rol de decisões. E para lembrar que você sempre evolui com erros e acerto, você deve se tornar a sua própria inspiração. Ao começar um mês, saiba que sua principal inspiração para vencer aquele mês é a sua melhoria, a sua performance e os seus ganhos, de todas as naturezas possíveis, desde financeiras, até mesmo sociais, culturais, espirituais, etc. Somente um corpo são e uma mente sã conseguirão ajudar ao próximo e fazer a diferença positiva neste mundo.

Missão detalhada: 

Do dia 25 ao dia 30 de cada mês você deverá celebrar o seu mês, mesmo que ele não tenha sido o melhor dos meses. Deve ter um momento de celebração, mesmo que simples, mas formal, ou seja, marcado na agenda, com outras pessoas de sua rede social e familiar. Diga a todos que está comemorando o mês que passou, as dificuldades que teve que enfrentar e que lhe ensinaram as melhores lições possíveis, seus erros e acertos. Um brinde a melhoria contínua do ser humano que é você. Um por cento melhor a cada dia, todo dia!

E desta forma eu desejo a todos um 2015 de muita realizações e conquistas. Todo o dia, ao acordar, batam palmas e digam: “hoje será um grande dia”.

Bons negócios, saúde e prosperidade

Fonte: http://www.pensadormercadologico.com.br

Autor:  Gustavo Campos - Coach comercial

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Qual é a maior lição que a Vida te ensinou? Que esse Natal seja mais uma...



É chegado o Natal e, com ele, um clima todo especial parece se instalar em todos os espaços. Não só para os religiosos, mas, para todos, é um tempo de reflexão. É uma época de considerar e de realizar um balanço dos momentos de sucesso vividos e das dificuldades enfrentadas.

A ponderação sobre o ano que se encerra nos faz desejar renovar a esperança de novos tempos. Esse é o problema! Desejar não completa uma ação. Por isso, ao desejar Feliz Natal, peço-lhe que leia o artigo a seguir, escrito por quem sabe das coisas...

Qual é a maior lição que a Vida te ensinou?

Quando uma pessoa fizer uma coisa errada, não esqueça de todas as vezes que ela fez certo.

Depois que você casa as pessoas desaparecem. Ninguém te liga. Ninguém chama você para nada. Eu ouço os casados reclamarem desse tipo de coisa o tempo todo. As pessoas desaparecem. As pessoas somem.

Mentira. Quem desaparece somos nós mesmos. Quem desaparece é o cara que diz que os outros desapareceram. Qual foi a última vez que você agitou uma pizzada ou um churrasco na sua casa e reuniu alguns casais de amigos?  É dando que se recebe. Por que as pessoas deveriam chamar alguém que não chama ninguém para nada? A falta de churrascos na sua casa é uma lição que a vida está tentando te ensinar. Você está aprendendo?

Na semana passada eu estava na Disney com a família. Era quase dez horas da noite quando eu resolvi ir embora do Parque Animal Kingdom na Disney. Eu estava com a esposa, os três filhos, dois carrinhos de bebê e várias sacolas cheias de todo tipo de tranqueira. O frio estava de rachar.

Na Disney os estacionamentos para carros são gigantescos. Para facilitar a vida dos visitantes que estão carregados de tralhas, a Disney oferece um trenzinho que roda pelo estacionamento e deixa você próximo ao seu carro. Para a nossa sorte, o último trenzinho rumo ao estacionamento estava nos esperando na saída do parque.

Entramos. Sentamos. Aguardamos.

Enquanto esperava pela hora de zarpar, o motorista do trenzinho desceu do carro principal e foi caminhando vagão a vagão brincando com as crianças que encontrava pelo caminho. A alegria do cara era contagiante. E mesmo para os padrões da Disney, inesperada. Quando ele se aproximou do nosso vagão, eu perguntei, “meu amigo, eu tenho uma pergunta para te fazer. Que tipo de droga você toma para ficar alegre as dez horas da noite depois de um dia inteiro de trabalho no estacionamento?”

“Hahaha. Nenhuma, respondeu o cidadão. “O meu trabalho é chato. Não tem nada demais. Eu fico o dia inteiro dentro desse estacionamento de carros rodando em círculos. Por essa razão eu faço tudo que eu posso para transformá-lo em um trabalho legal.” Que resposta legal!

A oportunidade de conectar o trabalho que você faz com um significado maior é uma lição que a vida está tentando te ensinar. Você está aprendendo?

Eu voltei da Disney por Cumbica. Chegamos as seis da manhã no Aeroporto de Guarulhos. Pegamos um táxi e viramos estatística no caótico trânsito da Marginal Tietê em São Paulo. Olho para o lado e vejo um ônibus lotado de pessoas-heroicas espremidas e comprimidas umas contra as outras a caminho dos seus postos de trabalho para ganhar alguns reais para si enquanto funcionam na engrenagem de alguém que vai faturar muito mais para si mesmo.

Deu vontade de colocar a cabeça para fora do táxi e gritar, “Galera, hoje é dia de pedir demissão!!! Larguem seus empregos!!! Tornem-se Empreendedores!!! Trabalhem para si!!! Correm atrás dos seus próprios sonhos!!! Não vivam o sonho de outra pessoa!!! Não vale a pena!!!”

Ninguém fica rico trabalhando para os outros é uma lição que a vida está tentando te ensinar. Você está aprendendo? Vivemos a sociedade dos números, dos resultados, dos KPIs. Tem muito imbecil por ai que só olha os números sem se importar com as pessoas.

Durante esse ano eu conheci vários imbecis que pensam assim. Uma das maiores pérolas que eu ouvi esse ano foi quando um idiota me disse, “Jordão, eu não me importo com a filosofia das coisas que você diz, eu quero saber apenas dos números. Eu não me importo com a história que você vai criar, o que interessa são os números. E eu não me importo se as pessoas não gostam de mim, eu quero saber dos números”.

Eu não tenho nada contra medir os resultados. Eu não tenho nada contra ir atrás dos números. O problema para mim começa quando o cara só se importa com o “número de vendas”, e não se importa com o “número de filé mignons vendidos”, ou o “número de filés de alcatra vendidos”. O meu problema é quando eu encontro um cara que só pensa em entregar resultados independente do legado que vai deixar. O meu problema é quando o cara só se importa com KPIs quantitativos, e não tem interesse nenhum em medir os KPIs qualitativos.

Todos nós vamos morrer. A meta não é viver para sempre, mas criar algo que é uma lição que a vida está tentando te ensinar. Você está aprendendo? Qual é a maior lição que a Vida te ensinou? A Vida me ensinou várias lições. Muitas lições.

Eu espero apenas que eu consiga absorver todo esse ensinamento e transformá-lo em hábitos saudáveis que me ajudem a crescer. Um dia todos nós seremos apenas uma lembrança para as pessoas que nos conheceram. Ok, sem problemas, mas eu vou me esforçar todos os dias para ser uma boa lembrança; e vou trabalhar duro todos os dias, mas todos os dias, para que um dia, a minha assinatura seja um autógrafo.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim. E Você?
Ricardo Jordão Magalhães
Fã do Motorista do Trenzinho

Ricardo Jordão Magalhães
Fã do Motorista do Trenzinho
E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
Twitter twitter.com/bizrevolution
Pinterest pinterest.com/bizrevolution
Instangram instagram.com/bizrevolution
Linkedin http://www.linkedin.com/in/ricardojordao
www.bizrevolution.com.br



quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Famosas inspiram looks de Réveillon de acordo com o seu desejo para 2015

Branco, amarelo e mais: veja opções para diferentes objetivos

Para muitas mulheres, o look de Réveillon é o mais importante do ano. Isso porque, além de ter a função de deixá-la linda para receber a nova fase, ele também sintetiza tudo aquilo que se busca para os próximos 365 dias. Dinheiro? O amarelo pode dar aquela forcinha. Amor? O rosa está aí para isso. Pura e simplesmente paz? Esta todo mundo sabe: o clássico branco é a pedida.

Para ajudar você na missão "look do Réveillon", selecionamos looks incríveis das famosas de acordo com o seu desejo para 2015. Curto ou longo, chique ou descontraído; escolha a sua inspiração e boas festas!

Adaptado de: http://gnt.globo.com

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Papai Noel existe

Um belo e atualíssimo texto,  escrito por Roberto Curt Dopheide em 1995. Leia e aprecie: 

Já se vão anos, foi-se o meu Papai Noel. Velhinho bondoso mas severo, barbas brancas, grande, gordo, onipresente, quase onipotente, esvaiu-se quase como se esvai uma nuvem de fumaça.

Os natais se passaram, um a um, ano após ano. Embora o espírito de paz e o clima festivo estivessem sempre presentes, o encanto não era mais o mesmo. A vida deu as voltas que dá com cada um de nós: desgostos, decepções e abandonos, alegrias, venturas e paixões.

De certa forma enriqueci com a vida, mas o Papai Noel foi-se embora. Ficaram as lembranças doces da infância: o sapato na janela, o saco cheio de presentes e brinquedos, os intermináveis dias de expectativa até que chegasse, enfim, a Noite Feliz...

A realidade e a moral muitas vezes se chocam. Assim é quando educamos nossos filhos. É difícil ensinar-lhes a importância do verdadeiro, quando nos bombardeiam, seguidamente, as injustiças. Não raro ficamos entre pregar bons princípios ou indicar o caminho, geralmente mais fácil, da sobrevivência.

Há alguns anos meus filhos descobriram que o Papai Noel é uma lenda. Penalizado por dentro, descobri que ele se fora pela segunda vez. Descobri que a mentira amiúde é doce, principalmente quando se chama “ilusão”!

O Papai Noel não é mais o mesmo. Não sei se isso se deve ao fato de, em criança, enxergarmos as coisas com olhos de criança ou se, de fato, ele decaiu: magro muitas vezes, raquítico até, barba postiça mal colocada, maquiagem quase de bordel, roupas amassadas e nas mais diferentes tonalidades de vermelho. Até de azul já o trajaram. Cada loja tem o seu. As balas que lança às crianças são escassas, quando existem. O saco que carrega às costas não raro é de linhagem e está, invariavelmente, murcho. Vendem-no até por telefone!

Rezo que meus filhos um dia possam dizer aos seus próprios filhos da existência dele. Que possam curtir, poucos anos que seja, essa ilusão, essa lenda. Mas quando meus filhos crescerem, estiverem mais velhos, tentarei surpreendê-los mais uma vez ao revelar-lhes que Papai Noel existe!

Sim, ele é verdadeiro! Não lhes trará mais carrinhos, nem doces, nem bonecas, nem bolas. Dar-lhes-á mais, entretanto: os presentes do abstrato.

Um dia direi a meus filhos que o Papai Noel é a verdade quando a mentira parece mais fácil ou cômoda. Que ele é a paz quando tantos meninos e meninas nesse mundo afora morrem de fome e de guerra. Que ele é compreensão de atitudes incompreensíveis. É fraternidade e aceitação dos defeitos do ser humano. Que tem em suas barbas brancas, ainda que mal-feitas, a beleza da maturidade, o encanto da experiência. Direi que ele é a conciliação de mal-entendidos familiares. É o aceitar de divergências e o procurar incessante de convergências.

Direi que é um pouco Deus e um pouco homem: virtudes infinitas e falhas. Direi que encanta enquanto lenda e ensina enquanto humano.

Direi, ainda que velho, ainda esperá-lo, como a mesma sofreguidão, ano após ano, no Natal, trazendo-me, e aos meus, saúde, esperança, muita esperança e fé de que possamos sempre crescer, ainda que não fiquemos maiores. Que no saco que leva aos ombros estão contidos todos os sonhos do homem. Que junto com seu trenó é possível pegar carona, navegar pelos ares, dando vazão aos nossos sonhos, pois cada mudança, cada conquista, cada pedra com que construímos esse nosso caminho pela vida é precedido de um sonho, uma ilusão, uma lenda...

Jamais algo foi feito que não tivesse antes sido sonhado. Sim, um dia provarei a meus filhos, quiçá aos meus netos, que Papai Noel existe...

Natal 1995, Roberto Curt Dopheide.

Um pouco do Culto Infantil - Paróquia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Balneário Camboriú

Tem coisa que me emociona e o trabalho voluntário é uma delas. Doar seu tempo, seu sorriso, seu amor, seu carinho, sua disposição, seu horário para alegrar o outro, para fazer feliz, para ser útil. Clique e veja as imagens:

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Não sabe como coordenar bolsa e sapato? Taylor Swift tem dez lições a ensinar

Na hora de arrematar os looks você sempre opta por acessórios pretos? Então, chegou a hora de fugir do óbvio e arriscar novas combinações. Preto com marrom, amarelo com rosa, nude com metalizado... Opções não faltam, basta se inspirar na cantora e investir sem medo!




Adaptado de: http://revistamarieclaire.globo.com

Veja 5 maneiras de deixar a calça boyfriend sexy

Apesar da modelagem oversized e da lavagem detonada, a calça roubada do guarda-roupa do namorado pode arrematar looks ultrafemininos e sensuais com pequenos truques. Deixe um pouquinho de lado o skinny e abrace sem receios este novo shape.



1. MENOS É MAIS

Combine o seu jeans com blazers acinturados e camiseta branca podrinha. Para o toque sexy, acrescente um par de sandálias de salto ou scarpin.

2. FEMININO x MASCULINO
Contraponha um top cropped ultrafeminino ao perfume masculino da calça boyfriend. Feito isso, nos pés, vale flat ou salto. Se mostrar uma faixa generosa do abdômen for ousado demais, escolha um jeans de cintura bem baixa e arremate com uma camiseta mais curtinha.

3. APOSTE NOS BÁSICOS
Uma camisa mais comportada pode, sim, deixar o visual boyfriend mais sensual, quando usada com alguns botões abertos no colo e nozinho na cintura. É o visual perfeito para um final de semana relaxante.

4. LOOK GLAM
O jeans boyfriend não deve ficar restrito aos looks diurnos. Com alguns acessórios de impacto ou tops bordados, você ficará pronta para a festa. Ah, e não se esqueça dos saltos.

5. VISUAL CHIC
Uma blusa transparente ou regata de seda combinada a um jeans soltinho é a maneira perfeita de acrescentar um toque luxuoso ao visual final. Se preferir, acrescente um lenço amarrado ao pescoço e desfile por aí no melhor estilo ladylike sensual.







domingo, 7 de dezembro de 2014

Dezembro Fashion - Loja as Marias realiza evento histórico

Ao centro, Edna Cordeiro
O desfile "Dezembro Fashion" promovido pela loja AS MARIAS (Varejo Qualificado DZARM & Hering), de Exú (PE), distante cerca de 620 km. do Recife, em 04/12/2014, "ficará por muito tempo guardado na mente dos que tiveram a oportunidade de assistir. Uma estrutura espetacular, modelos que são uma atração à parte e as roupas cada uma mais linda que outra" (extraído de Exu Notícias).

Nossos parabéns e agradecimentos a empreendedora e amiga Edna Cordeiro e equipe. Incansável, ela é do time daquelas pessoas que quando querem, fazem acontecer exatamente como disse Vinícius de Moraes: "Quer? Então faça acontecer, porque a única coisa que cai do céu é a chuva"... E na região do Exú, assim como na maior parte do nordeste, nem a chuva cai fácil...

Veja abaixo, um pequeno clipe com imagens dos desfile...




sábado, 6 de dezembro de 2014

Inauguração da loja Fabíola Modas - Igarassu (PE)

Hoje, dia 06/12/2014, foi inaugurada a nova loja Fabíola Modas, em Igarassu (PE). Nossos parabéns à Sra. Fabíola! Esta inauguração é uma vitória, pelo que temos acompanhado em sua luta. Congratulações, com votos que Deus derrame sobre vocês e sua loja, muitas bênçãos de prosperidade. Que Ele conceda muita luz para que o sucesso seja garantido e que o ideal de servir os seus clientes seja o balizamento no desdobramento dessa iniciativa.

Confira abaixo, imagens no dia da inauguração:


O siginificado das luzes de Natal

O povo que andava na escuridão viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas. (Isaías 9,2)

A luz Brilha


Se você já ficou num lugar com nenhum luz , viveu uma experiência nada boa; tropeçar, tatear paredes, assustar-se com barulhos, procurar e não ver nada. Mas num ambiente assim é que se pode perceber como a luz vence a escuridão. Uma só vela acesa já faz a diferença. A luz traz alívio ao coração angustiado, pois podemos ver onde estamos e qual o caminho de saída.

A Escritura Sagrada diz que o pecado faz as pessoas viverem na escuridão. Tateiam procurando uma forma de livrar-se do pecado e da morte, mas só encontram trevas. Entretanto Deus, em seu amor, enviou Jesus para livrar a humanidade do pecado e da morte. Por isso Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida". (João 8.22)

É por isso que muitas casas e cidades já estão enfeitadas com luzes para o Natal, a festa do nascimento de Jesus. Além disso, em muitas igrejas, se tem o costume de colocar quatro velas nesse período, as quais são acesas progressivamente, uma cada domingo, até o Natal. O significado principal é que, à medida que nos aproximamos do Natal, a luz começa a brilhar cada vez mais forte até o nascimento do menino-rei, a luz do mundo.

As luzes e velas são símbolos que servem para lembrar a luz de Deus, Jesus Cristo, que dissipa as trevas e traz perdão, paz e vida eterna. Essa luz acalma nosso coração aflito, pois nos mostra onde estamos e qual é o caminho. Por isso viver na luz é muito bom.

____________________                                      _____________________

Amado Pai, obrigado por tua luz brilhar sobre os que viviam e vivem nas trevas, dando paz e vida. Ilumina nossa vida com tua Palavra, pois ela deixa tudo claro, diz-nos quem somos, onde estamos e qual o caminho da salvação. Guarda-nos em tua luz. Por amor de Jesus, a luz do mundo. Amém

Fonte: Joelson R. Drehmer - Livro Meditações Diárias Editora Castelo Forte

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Varejo Qualificado DZARM no Macapá Shopping (AP)

Nova parceria DZARM agora na linda cidade de Macapá (AP), a Loja GAS COMPANY, uma loja ampla e confortável, localizada no Novo Macapá Shopping, piso L3, em frente a C&A.

Parabéns ao colega João Paulo, representante DZARM no Pará.

Confira as imagens abaixo:


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Hering é a 15ª marca mais valiosa do Brasil


Os dois peixinhos dos irmãos Bruno e Hermann Hering, fundadores da empresa batizada com o sobrenome da família, representam a 15ª marca mais valiosa do país, segundo o ranking da Interbrand divulgado hoje.

Além disso, a Hering foi a segunda marca que mais valorizou em 2014, alcançando a cifra de R$ 769 milhões, crescimento de 25% em relação ao valor do ano passado.

A marca mais valiosa do Brasil é a do Itaú. Atingiu R$ 21,6 bilhões, 12% mais que o ano passado. A que mais ganhou valor foi a Brahma. Atingiu R$ 9,4 bilhões, crescendo 31%

Confira abaixo o ranking das 25 marcas mais valiosas do Brasil, segundo a Interbrand

1 – Itaú
2 – Bradesco
3 – Skol
4 – Banco do Brasil
5 – Brahma
6 – Natura
7 – Petrobras
8 – Antarctica
9 – Vivo
10 – BTG Pactual
11 – Cielo
12 – Casas Bahia
13 – Lojas Americanas
14 – Renner
15 – Hering
16 – Ipiranga
17 – Extra
18 – Oi
19 – Caixa
20 – Porto Seguro
21 – Rede
22 – Totvs
23 – Havaianas
24 – Pão de Açúcar
25 – Magazine Luiza

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Nova loja Varejo Qualificado DZARM & Hering For You - Recife (PE)

Neste mês de dezembro/2014 será inaugurada a nova loja Varejo Qualificado DZARM & Hering For You, localizada na Av. Conselheiro. Aguiar, 4790 – loja 7.

Agradecemos ao casal Marcelo e Luciene pela iniciativa de investirem num novo segmento de negócios e certamente responderam muito bem à pergunta que um famoso profissional de Marketing e Desenvolvimento de Pessoas fez:
                                                                                   “O que você fez de diferente esse ano? Qual paradigma você quebrou esse ano? Tem tanta coisa que você pode melhorar. Tem tanta coisa que você pode fazer de diferente”. Ricardo Jordão Magalhães

Agradecemos também ao escritório de arquitetura Mariana Guimarães & Associadas, que apresentou este projeto original e inovador.

Agradecemos também ao colega Fábio Saraiva, de Fábio Saraiva Representações, que nos apresentou este novo parceiro.

Confira as imagens abaixo:


segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Qual foi a última vez que você fez alguma coisa pela primeira vez?

Se eles estiverem com saudades, eles vão ligar; se eles gostarem de você, eles vão dizer; se eles se importarem, eles vão demonstrar. Caso contrário, eles não valem o seu esforço.

Vamos ser honestos. Se eu não te der um tapa na cara, um soco no estômago ou ameaçar te demitir, você vai continuar a fazer o que você faz do jeito que você faz para o resto da sua vida.

O que você fez de diferente esse ano? Qual paradigma você quebrou esse ano? Tem tanta coisa que você pode melhorar. Tem tanta coisa que você pode fazer de diferente.

Você conhece o Aliexpress? O Aliexpress é um marketplace de lojas virtuais da China.

Enquanto o frete de entrega de um par de sapatos de São Paulo para o Rio de Janeiro sai por 25 reais em qualquer uma das milhares de lojas virtuais que tem por ai, o Aliexpress entrega um vestido de festa de quinze dólares da China, direto para a sua casa em qualquer lugar do Brasil, com FRETE GRÁTIS! Os chineses estão entregando no Brasil com frete grátis faz cinco anos!

Você conhece o AirBNB?  O AirBNB é um marketplace de casas, apartamentos e até castelos para alugar.

Você não precisa mais da boa vontade de um corretor de imóveis para alugar a sua casa. Você não precisa mais perder vendas porque os clientes não gostaram do seu apartamento por conta das fotos meia-boca que você teve que fazer com o seu celular xingue-lingue.

Depois que você cadastra a sua casa no AirBNB, os caras mandam um fotógrafo profissional até o seu apartamento para fazer fotos incríveis sem cobrar nada por isso. Uma vez cadastrado, prepare o seu inglês. Você vai ganhar em dólar! O seu apartamento vai ser visualizado e alugado por pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo! Os americanos do AirBNB viraram os maiores corretores do imóveis do Rio de Janeiro sem fincar uma única placa ALUGA-SE na fachada de um imóvel carioca!

Em um mundo em transformação como esse que estamos vivendo, ou você se torna um Agente de Mudanças ou vai acabar sendo uma vítima delas. O que vai ser?!!!

Para ser um Agente de Mudanças, você tem que estar em constante evolução pessoal. A mudança começa por você. Pare de exigir que os outros mudem, pare de exigir que os outros sorriam. Você tem que mudar. Você tem que evoluir, você tem que melhorar. Você tem que sorrir mais, você tem que ser mais gentil, você tem que ser mais generoso, você tem que sair da zona do conforto para inspirar os outros a fazerem o mesmo.

Você tem que mudar! Em quatro coisas.

1. Você precisa ser mais sociável. O número de pessoas que conhecem você tem que aumentar todos os anos. Inclusive porque os amigos morrem, os emails caducam, os mercados saturam. Você tem que ampliar o número de pessoas que já ouviram falar de você. Quantos eventos você participou em 2014? Quantos cartões de visitas você trocou? Quantas conexões você fez na LinkedIn em 2014? Quantas palestras você deu? Quantos artigos você escreveu? Quantas coisas você compartilhou? Quantos jantares você promoveu? Quantos happy hours você organizou? Caramba, você tem que ser mais sociável em 2015!

2. Você precisa ganhar mais dinheiro. Se você é do bem, você precisa ganhar mais dinheiro. A galera do mal só pensa em dinheiro. Se você não se importar com dinheiro, a galera do mal vai acumular mais e mais e mais e mais. Se você não fizer nada, o dinheiro vai ficar concentrado nas mãos da turma do mal. Dinheiro é uma ferramenta. Uma ferramenta importante para você realizar grandes coisas. Você ganhou mais dinheiro em 2014 do que ganhou em 2013? Todos os anos você tem que ganhar mais. Você deve isso a quem está abaixo de você. Se você ganhar mais, você pode dar um aumento ao seu assistente. Se você ganhar mais, você pode colocar o seu filho em uma escola de inglês. Se você ganhar mais, você pode criar uma startup em paralelo ao seu emprego. Você precisa ganhar mais dinheiro! E quando ganhar, escolha investir ao invés de gastar.

3. Você precisa fazer o que você faz de uma maneira mais barata, ou mais rápida, ou mais inteligente. A Aliexpress, o AirBNB, o UBER, o EasyTaxi, o Groupon e o 99Designs são exemplos de empresas que descobriram uma maneira mais barata e mais inteligente de fazer o que milhões de pessoas faziam há décadas sem questionar se haveria um jeito melhor de fazer as coisas. Em algum canto do mundo tem alguém que pode se unir a você para criar uma maneira mais barata ou inteligente de fazer o que você faz. É só procurar. Se você continuar a produzir o seu produto do mesmo jeito que você vem fazendo há anos, você vai quebrar. Alguém vai te substituir, ou já substituiu, e você nem está sabendo.

4. Você precisa fazer alguma coisa pela primeira vez de vez em quando. Nem que seja pular de um Bungee Jumping, fazer uma palestra, liderar alguma reunião, aprender a cozinhar, arrumar um filho, viajar para fora do país, aprender um novo idioma, ter uma conversa 1-a-1 com um funcionário, lançar um produto, criar um aplicativo mobile, escrever um livro, conhecer melhor a sogra, fazer um plano detalhado sobre a empresa e o papel de cada um.

Enfim, você precisa fazer alguma coisa pela primeira vez de vez em quando. Qual foi a última vez que você fez isso? Inovação gera Inovação, Ação gera Ação. Eu tenho pena de quem está parado. O bicho vai pegar!

Quando eu preciso de um táxi eu chamo pelo UBER; quando eu preciso ver um filme, eu entro na Netflix; quando eu quero ler um livro, eu baixo no Kindle; quando eu preciso de um restaurante, eu descubro no Kekanto; quando eu quero dar uma palestra, eu chamo todo mundo para o GotoWebinar; quando eu preciso de dinheiro, eu levanto um projeto no Catarse; quando estiver afim de abrir um restaurante, vou sair na estrada com um Food Truck.

Nunca foi tão incrível estar vivo. Nunca foi tão fácil fazer barulho.
NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Fonte: Ricardo Jordão Magalhães 
Fã de quem faz as coisas pela primeira vez.
E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
Twitter twitter.com/bizrevolution
Pinterest pinterest.com/bizrevolution
Instangram instagram.com/bizrevolution
Linkedin http://www.linkedin.com/in/ricardojordao
www.bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION 

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Feliz Natal 2014



Sebastian, o vendedor que tinha sorte, bate as suas metas.

Sebastian, como já sabem, é um vendedor que tem sorte. As coisas realmente andam em outro sentido para ele. Quanto mais ele faz, mais ele recebe sorte. Nesta época do ano ele já bateu as suas metas e passou um pouquinho, vendendo uns estoques que tinha na empresa. Ele poderia vender mais, mas conversando com a equipe comercial e de marketing mostrou que o ano não foi muito bom no geral, mas que a marca que representa cresceu nos lojistas, teve um desempenho bom e os clientes obtiveram resultado com ela. Colocar mais produtos agora, com o que ainda tem que chegar para o Natal, poderá significar estoques altos em liquidação e um cliente insatisfeito. Ao final, a gerente de marketing se convenceu e o gestor comercial, bem depois, foi vencido pelos argumentos e concordou. A empresa precisa mas a solução tem que estar no nivelamento na equipe e não em contaminar com volumes acima da capacidade do posicionamento da região, o Estado onde Sebastian trabalha.

No final da conversa, o gerente comercial engraçadinho pergunta para Sebastian se ele já estava com a passagem comprada. Sebastian ri discretamente e lamenta o gerente que tem. Talvez demore para a estrada da sorte conhecer este gerente, pois desconhece totalmente a sua equipe. Conhecendo Sebastian como conheço, ele tem agora uma importante missão de pós-venda a cumprir. Este plano esta sustentado em algumas premissas, sendo elas:

1.  Rotas de visitas a todos os seus clientes, por ordem de prioridade. Quanto mais próximo da semana do Natal, mais importante o cliente. Nestas visitas, a missão é ajudar a vender.

2. Em cada visita, o foco são as equipes de lojas e não o comprador. Conversar com gerentes, orientar e instruir sobre a marca, a coleção, suas histórias e significados. Produtos ganham vida e vontade de serem vendidos.

3. Naquelas empresas que autorizaram, lançou uma campanha com seus próprios recursos (ele recebe apoio o ano todo da fábrica, mas esta campanha em especial, é investimento de seu escritório). A campanha premia os melhores vendedores de cada loja com um prêmio simples, mas alinhado com as necessidades da época e do perfil de loja.

4. Nos clientes principais, na semana anterior ao Natal, dedica um turno inteiro do dia para ficar atendendo junto com os vendedores da loja. Desde auxiliar a buscar no estoque, organizar produtos na prateleira, organizar novamente o estoque, tirar dúvidas de moda de consumidoras e até mesmo vender, passando a comissão para a equipe da loja. Faz qualquer coisa para ser útil e para a sua marca ser mais destacada naquela semana. No horário de almoço gosta de convidar algumas vendedoras da loja para uma rápida refeição próximo da loja, por sua conta.

5. No dia de véspera de Natal é comum encontrá-lo até as 23 horas em alguma loja do Shopping da cidade. Tem energia inesgotável.

6. No dia 26 descansa. Escreve para todos os seus clientes, compradores e donos do negócio. Uma carta única para cada um. Para alguns poucas palavras, para outros, algo mais longo e reflexivo. Não pede nada, não reclama e não critica. Agradece a oportunidade dada durante o ano de servir a loja, de ser escutado, de ser recebido mesmo que com pressa. Agradece e deseja um melhor ano para todos.

7. No mesmo dia 26, para seus 10 a 15 principais clientes, considerando todas as lojas destas redes, uma entrega especial é feita. Uma rosa com o nome de cada vendedor e gerente de loja é enviada a seu pedido, por uma empresa que opera esta logística. São mais de 600 rosas. Cada rosa vai com o nome da vendedora e um bilhete parecendo um encontrado em biscoito chinês, escrito a próprio punho: “Muito Obrigado pelo seu esforço neste ano. Sebastian”.

E no dia 27 de dezembro ele sai de férias por alguns dias. Neste dia lembra de seu gerente engraçadinho. E lhe manda uma selfie de dentro do avião. O gerente recebe e mostra para a gerente de marketing que está a seu lado: “É como eu tinha te dito. Este cara é muito folgado. Viajando há mais de um mês e tirando sarro da minha cara”.

Na foto Sebastian ria sinceramente e segurava um pequeno cartaz com as palavras: “Obrigado por me fazer melhor a cada ano!”.

E assim Sebastian, o vendedor que tinha sorte, encerra mais um ano, certo de que quando retornar seus clientes estarão com saudades suas.

Obrigado a vocês por lerem e compartilharem minhas histórias.

Por um mundo com mais pessoas como Sebastian.

Fonte: http://www.pensadormercadologico.com.br/

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

I love DZARM.

Hoje, dia 13/11/2014 a Guarapuá recebeu a imagem abaixo, enviada pela proprietária de Igara Modas, junto com um agradecimento pelo envio das blusas I Love DZARM.

Essa ação a grife desenvolveu junto aos 200 parceiros no Brasil inteiro, que participaram com maior volume de compras e fidelidade (compra de todas as coleções e maior horizontalidade na aquisição de produtos das coleções).

Nós, da Guarapuá, agradecemos à Igara Modas pela parceria. Aqui em Pernambuco temos muitos parceiros se encaminhando para alcançar o patamar estabelecido. A todos que fazem a DZARM. em Pernambuco e o departamento de Marketing/Comercial da grife, nosso muito obrigado.

E o que é parceria? É aquela que cria ou multiplica oportunidades que não seriam possíveis se os parceiros não se unissem e valorizassem a relação ganha-ganha, em que as fragilidades são minimizadas e os pontos fortes potencializados.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Ninguém bate o cara que traz receita para a empresa.

O problema não é o problema. O problema é a sua atitude com relação ao problema.

Ninguém bate o cara que traz receita para a empresa. Ninguém. Nenhum diretor. Nenhum cientista. Nenhum professor. Nenhum bombeiro, nenhum médico, nenhum pai. Ninguém.

O cara que traz receita para a empresa vai sempre ganhar mais dinheiro, vai sempre ter mais atenção do presidente, mais sempre ter mais respeito dos clientes, vai sempre receber mais propostas de trabalho do que a galera que não gera receitas para a empresa.

De nada adianta você ter um PHD em Cosmologia ou um MBA em Sustentatibilidade se você é incapaz de gerar um novo negócio, conquistar um novo cliente, ou gerar vendas para a empresa em que você trabalha.
Se você está com alguma dificuldade em ser ouvido pelas pessoas que deveriam ouvir você, a VERDADEIRA razão por trás dessa falta de atenção é a falta de negócios que você gera para a empresa.

Ninguém está perseguindo você.
Não existe preconceitos contra você.
Não existe uma teoria de conspiração para te derrubar.
Você simplesmente não gera receitas para a empresa.

Por que será, né?
"Eu não vou vendedor, vendedor é chato. Eu não sou chato."
Porque você não se acha vendedor, você não puxa a ligação que está tocando em outro departamento; porque você não se acha vendedor, você não anda com o cartão de visita da empresa nos finais de semana; porque você não se acha vendedor, você não sabe explicar direito o que a empresa faz; porque você não se acha vendedor, você nunca compartilhou NADA sobre a empresa nas suas redes sociais; porque você não se acha vendedor, você não acompanha as últimas notícias sobre o mercado da empresa; porque você não se acha vendedor, você não está nem ai para os resultados de vendas da empresa.

Você não se importa com o sucesso da empresa, ninguém vai se importar com o seu sucesso.

É dando que se recebe.
Você quer mais atenção, mais recursos e liberdade???!!!
Então comece a gerar receita para a empresa!

E PARE de RECLAMAR sobre os valores das comissões que a empresa paga para os vendedores. PARE de RECLAMAR sobre a quantidade de festas que os vendedores frequentam enquanto você fica preso no escritório cinzento em que você trabalha cercado das mesmas pessoas com os mesmos papinhos e os mesmos sonhos medíocres.

Você quer mais atenção, mais recursos e liberdade???!!!
Então comece a gerar receita para a empresa!
Se você trabalha no Financeiro, saia da caixa, e encontre uma maneira de aumentar a linha de crédito dos seus clientes para que eles possam comprar mais.

Se você trabalha com Tecnologia, saia da caixa, conte para todo mundo sobre os aplicativos e softwares que todos os funcionários poderiam instalar em seus computadores, tablets e smartphones para ajudar a empresa a vender mais e se relacionar melhor com os clientes.

Se você trabalha no Atendimento ao Cliente, saia da caixa, e termine todas as ligações promovendo algum novo serviço ou produto que a sua empresa vende.

Se você trabalha com Instalação e Suporte Técnico, saia da caixa, colete informações sobre os clientes em todas as visitas que você faz e envie imediatamente para a equipe de vendas.

Se você trabalha no Recursos Humanos, saia da caixa, e distribua materiais virais da empresa para todas as pessoas que participam de processos seletivos.

Se você trabalha no Marketing da empresa, saia da caixa, distribua conteúdo exaustivamente para que os funcionários tenham informação para compartilhar com as pessoas.

Ninguém bate o cara que traz receita para a empresa.
O cara vai SEMPRE ganhar mais atenção que você. Cada vez mais. Cada vez melhor.
Se você quer a atenção da empresa, gere Vendas!

Nada menos que isso interessa!
Fonte: Ricardo Jordão Magalhães
Somos Todos Vendedores. Pense como um Cliente. Sempre!
E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br 
Twitter twitter.com/bizrevolution
Pinterest pinterest.com/bizrevolution 
Instangram instagram.com/bizrevolution 
Linkedin http://www.linkedin.com/in/ricardojordao 
www.bizrevolution.com.br 
BIZREVOLUTION

Pontos Comerciais – A Expansão do Varejo em 2015

Passadas as eleições, o varejista brasileiro vive um dilema: acelerar a expansão ou desacelerar? Nos últimos meses, a vida não tem sido fácil para os varejistas, eventos como Copa do Mundo, desaceleração das vendas, piora exacerbada do cenário macroeonômico durante o período eleitoral, entre outros.O ano de 2015 se delineia como um ano de muitos ajustes na economia. Por conta das eleições, o atual governo adiou algumas decisões que refletirão ao longo do próximo ano. As medidas serão impopulares e, em parte, isto já começou a ocorrer, já na semana passada tivemos o aumento da taxa Selic.

Entre alguns desafios, estão o controle da inflação, o inevitável reajuste no preço dos combustíveis, o risco de problemas na oferta de energia elétrica, caso persista a escassez de chuvas, o escândalo da Petrobras, enfim – o governo terá pela frente o desafio de reverter o baixo crescimento econômico, melhorar a condução da política fiscal para diminuir a dívida pública, estancar a crise de desconfiança dos investidores e passar credibilidade suficiente para evitar que o Brasil perca o grau de investimento recebido em 2008.

Mas e o varejo? 

2014 deverá fechar com o crescimento entre 3,5% e 4%, inferior às taxas de crescimento dos últimos anos, que girava em torno de 6% a 7% ao ano, mas, muito acima do crescimento pífio previsto para o PIB brasileiro este ano, que foi de 0,5%.Segundo projeções do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), a taxa de crescimento do varejo brasileiro deve fechar 2015 com expansão entre 5,5% e 6%. O resultado tem como premissa uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, na casa de 1% a 1,5%.

Com perspectivas como essas, os empresários chegam à conclusão de que o cenário hoje, apesar dos desafios da política macroeconômica, é mais de desconfiança, do que de crise. Nosso imenso mercado consumidor, a visão das perspectivas do mercado brasileiro a médio e longo prazo, falam mais alto.Numa recente enquete com varejistas, 9 entre 10 disseram que, no mínimo, manterão o mesmo ritmo de abertura de lojas de 2014. 60% declararam que aumentarão o ritmo de abertura de lojas em 2015. Mas não existe euforia. Cautela é o nome do jogo. A expansão será mais programada, planejada e os custos rigorosamente controlados.

Não custa repetir que o varejo já representa entre 16% a 17% do PIB. Além de gerador do maior número de empregos formais no País, o setor exibe, especialmente, nos últimos quatro anos, números expressivos de crescimento e consistentes indicadores de modernização.

Fonte: Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br), sócio-diretor da BG&H Retail Real Estate

domingo, 26 de outubro de 2014

Jeans rasgado ganha status fashion no guarda-roupa das famosas

Catálogo dzarm.
TÁ NA MODA

Inspire-se nelas para adotar a tendência do "ripped jeans"


O jeans rasgado está de volta. Mas não pense que basta um rasguinho de nada na calça para adotar a tendência. Desta vez, o chamado "ripped jeans" vem superdetonado, dando a impressão de que está faltando um pedaço da peça, mesmo.

Famosas como Kim Kardashian, Rihanna e Izabel Goulart, conhecidas por seus estilos exuberantes, já mostraram que dá para ser glamourosa com a calça rasgada, sim, senhor. Duvida? Então veja a galeria de fotos abaixo e inspire-se para fazer bom uso da tesoura no verão que vem aí!

Clique na imagem à esquerda para ampliar...



Fonte: http://gnt.globo.com

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Blazer: da formalidade ao despojamento

Reprodução de catálogo dzarm.
Imprescindível no guarda-roupa, o blazer age como coringa pela sua versatilidade de coordenação com outras peças do vestuário. A postura viril que ele transmite não difere do objetivo de seu surgimento em 1837, quando a rainha Victoria pediu que os paletós azul marinho dos marinheiros fossem confeccionados com botões dourados no punho. O que a princípio era um traje obrigatório, tornou-se sinônimo de bom gosto e elegância. Diretamente do vestuário masculino e já consolidado como um clássico do guarda roupa feminino, a peça é um coringa, aparecendo em diversas modelagens e cores. Para esta temporada, ele aparece em looks mais despojados, surgindo mais ajustado e com comprimento um pouco menor que o tradicional.

Inspiração feminina. Fotos: reprodução internet

Blazer feminino confeccionado em jeans

No quesito cores, os tons preto, marinho, cinza, cáqui, gelo e camel permitem maiores combinações pela neutralidade no vestuário, além de serem atemporais. Os modelos com tons claros são mais informais. “Para situações do dia a dia a dica é abusar na composição. Pode-se formar um belo look tanto com suéter, quanto com uma bermuda mais despojada ao lado do blazer. Também é interessante combinar a peça com camiseta, sapatênis e jeans; deixando-o ideal à qualquer evento”, afirma.

Inspirações de blazers estampados
Basta saber combinar com parcimônia: quando investir em um blazer estampado opte por peças lisas para acompanhar. Ao utilizar um blazer liso, coordene a ele elementos estampados para uma produção atual”, pontua. Para combinar, a sugestão dela é usar com short jeans, bermudinhas, calça skinny e camisetas. Se a produção for mais formal, a dica é apostar no blazer com calça de corte reto, de alfaiataria ou saia-lápis, assim como em camisas sociais, que deixam a produção clean e elegante.

Combinações de blazers com outras peças

Fonte: Adaptado de http://textileindustry.ning.com