No post de hoje abordaremos os tipos de tecidos que inciam com as letras de H a M e são utilizados na confecção de roupas. Pode-se acessar o primeiro texto aqui e o segundo aqui.
Honan: também conhecido como ponjê, este tecido de seda de trama lisa e leve, com efeito ligeiramente flamê nos dois sentidos, é geralmente tingido. Comum em blusas e vestidos.
Ikat: procedimento no qual os fios de urdume de um tecido são tingidos ou estampados. Antigamente era conhecido como chiné, uma referência à origem chinesa do procedimento. Usado em vestidos.
Jacquard: tecido ou malha de padrão intrincado, em geral, com uma superfíie em relevo. Utilizado em roupas adamascadas, cortinas e trajes formais.
Jérsei: termo genético para tecidos lisos em fio de malha. Tem grande elasticidade na transversal e é feito de algodão, sintéticos ou misturas. Aplicado em camisetas.
Kersey: tecido de lã compacta, trama fechada, torcida, sarja ou com nervuras, com uma fina penugem. Disponível em cores lisas, é bastante comum em roupas de trabalho e uniformes.
Lã: fibra produzida a partir de tosa de ovelha domesticadas, geralmente são quentes e resistentes. Os indicados como “lã pura” nos EUA e Canada possuem 100% de lã virgem. Já os que recebem a etiqueta “lã mista” contém pelo menos 55% dessa fibra misturada com outra.
Lã mohair: fibra lustrosa de cabra angorá e pode ser lisa ou crespa. Os tecidos que contém mohair geralmente tem uma mistura com lã. Usado em casacos, ternos e xales.
Lamê: qualquer tecido tramado ou de malharia com fio metálico para dar tanto ao padrão quanto ao fundo um efeito brilhante. Também pode ser bordado com linha metálica. Usado em trajes de noite e formais.
Madras: tecido de algodão leve ou com mistura de algodão, macio, multicolorido, tradicional na Índia, sua terra natal. Usado em camisas e shorts.
Malha Dupla: tecido em malha com dois lados idênticos. Tem uma excelente densidade e boa recuperação. Usado em roupas esportivas masculinas e femininas.
Malha Interlock: tecido em malha fina, estável, usado antes somente em roupas íntimas. Agora também é utilizado na confecção de roupas casuais. Disponível em cores lisas.
Matelassê: tecido luxuoso, frequentemente em trama jacquard, com desenho em relevo dando um efeito enrugado. As vezes contém linhas metálicas na trama. Usado em trajes para a noite e estofamentos.
Moiré: Também conhecido como seda molhada (chamalote), é tecido de seda como o Tafetá ou Faile e processado através de cilindros quentes, para introduzir um efeito de superfície quente. Usado em trajes para a noite e vestidos de noiva.
Moletom aveludado: tecido grosso, pesado, cardado e tosado para produzir um acabamento acamurçado. Tende a encolher, mas é durável. Usado em calças e roupas de trabalho.
No próximo post, serão abordados os tecidos que iniciam com as letras de N a R e são utilizados na confecção de roupas.
Fonte: http://www.audaces.com/br
Nenhum comentário:
Postar um comentário