Damasco: este tecido recebe o nome da cidade de Damasco, na qual as sedas chinesas chegavam pelas rotas de comércio. Este é um material firme, tipo Jacquard. Alguns também são fabricados com fibras de linho, algodão ou misturas. Muito utilizados em revestimentos de mobílias e toalhas de mesa.
Drill: tecido forte e em sarja. Algodão de apenas uma só cor, semelhante ao Denim. Comum nas veste de trabalho e uniformes.
Dupioni: também conhecido como doupin, é bastante utilizado na confecção de roupas formais e de casamento. Este tecido é uma seda lustrosa com efeito flamê e urdidura de fibras estiradas de casulos dobrados. Há versões em fibras sintéticas.
Elastano: mais conhecido como Lycra. Esta é uma fibra sintética elástica encontrada em vários tecidos, que mesmo em pequenas porcentagens – de 1% a 5% - aumentam o conforto ao utilizar a peça. Aparece com mais frequência na moda praia e lingerie.
Faille: tecido de trama fechada feito de seda, algodão, lã ou de fibras sintéticas com nervuras achatadas transversais. Usado em roupas formais e para a noite.
Feltro: TNT (tecido não tecido) feito de fibras de lã, pele ou pelos combinados por calor, umidade e ação mecânica. Cada vez mais o feltro é fabricado com fibras acrílicas derretidas. Usado em brinquedos, coletes, jaquetas.
Fleece: Tecido de lã grosso cardado e, algumas vezes, com adição de náilon e fibras luxuosas de cabelo. Usado em casacos.
Foulard: tecido leve ou sarjado de peso leve, geralmente de raiom ou seda. Usado em gravatas e echarpes.
Fustão: tecido leve, suficientemente fino e semitransparente e , geralmente, é de algodão. Atualmente existem exemplares que são fabricados em fibras sintéticas. Possui riscas no sentido o comprimento, listras, xadrez ou padronagens estampadas pequenas. Aplicado em vestidos e cortinas.
Gabardina: tecido sarjado, fprte, com acabamento rígido, de peso médio a pesado, composto de fibras diferente sou misturas. Comum em capas de chuva, roupas esportivas e calças.
Gaze: tecido fino, semitransparente, de trama aberta, feito de muitas fibras diferentes. Usado em roupas de verão, bandagens e cortinas.
Gingão: tecido fino, liso, originalmente feito de algodão, encontrado também em misturas. Fios tintos são tramados em padronagens xadrez ou listras. Usado em vestidos, blusas e roupas infantis.
Gorgorão: Canelado pesado, tiras feitas de raiom ou seda urdidas sobre cordas de algodão firmes. Usado em adornos e cintas.
No próximo post, serão abordados os tecidos que iniciam com as letras de H a M e são utilizados na confecção de roupas.
Fonte: http://www.audaces.com/br
Nenhum comentário:
Postar um comentário