sexta-feira, 14 de junho de 2013

O consumidor busca identidade


Você sabia que a taxa de "mortalidade" das franquias é de 15% nos primeiros cinco anos de atividade? Em um negócio multimarcas, o índice chega a 80%, segundo dados do serviço Brasileiro de apoio às Micro e pequenas empresas (SEBRAE). Embora uma franquia não ofereça risco zero, a chance de falência é menor.

Justamente por esse motivo, dificilmente você vê, por exemplo, uma loja multimarcas num shopping. O empreendedor sabendo do alto custo de instalar-se num centro de compras assim, prefere aliar-se a marcas e dessa forma diminuir o risco de transformar seu investimento em pó.  Provavelmente foi a grande lição que a rede Boticário deu aos lojistas em geral.

A franquia é um bom negócio principalmente porque o consumidor busca identidade. Em uma franquia ele sabe o que vai achar e acha muito mais fácil do que numa loja  multimarcas, onde tudo é junto e misturado...

Mas você é lojista no interior. Na sua cidade não tem shopping e talvez entenda que a melhor estratégia ainda seja a loja multimarcas. Se você tem esta convicção, pelo menos avalie se a iniciativa como a de JOMNG, de Santa Cruz do Capibaribe - PE, só citando esta, é válida. Acertadamente, eles "departamentalizaram" a loja. Quando o consumidor se identifica com determinada marca, fica muito mais fácil para ele buscar as novidades nessa loja, não é mesmo?

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