sábado, 15 de junho de 2013

A tecnologia e a reformatação do varejo

A expansão da tecnologia, o crescimento das cidades e aumento da complexidade nas relações econômicas e sociais fazem com que as empresas repensem seus modelos de negócios e suas relações com os shoppers (compradores), que estão cada vez mais informados, seletivos e plurais. Neste cenário, a grande pergunta que o varejista se faz hoje é: para qual direção aponta o relacionamento com o consumidor de uma forma integrada e organizada? Mais uma vez, as respostas estão nas inovações tecnológicas que promovem verdadeira revolução nos canais de comunicação.

As mudanças de comportamento, advindas do fenômeno das redes sociais, reativaram o valor da "reputação", consolidado pela nova internet e suas plataformas móveis e fixas absolutamente convergentes. As consequências disso geraram como output um varejo multicanal e a oportunidade de outras possíveis inovações e alternativas que já estão em desenvolvimento.

A conexão entre os dois lados do balcão está cada vez mais calcada nas mídias sociais.O desafio agora é como encarar essa nova realidade para expor e vender seus produtos e serviços, além de adaptar o perfil e as vendas nos canais físicos e digitais. Em outras palavras, quais estratégias serão aplicadas pelos varejistas para não só fidelizar os shoppers na compra dentro da loja, mas criar uma relação de confiabilidade e encurtar distâncias também no mundo online.

A valorização dos meios digitais é uma realidade que exigirá do varejista um olho no futuro para entender os consumidores, principalmente os millennials. Reinventar os negócios, quebrar paradigmas e alinhar de forma atraente os varejos físicos que se comunique entre sie os fornecedores e atenda às necessidades do consumidor são fatores imperativos para satisfazer os shoppers contemporâneos.

Fonte: Adaptado de http://www.gsmd.com.br

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