Listras - Em 1917, Chanel lançou uma coleção inspirada no universo náutico e mal podia imaginar que criaria uma das peças mais populares da moda. A blusa com listras azuis e brancas fazia parte apenas do uniforme da marinha francesa e ganhou status fashion através do olhar da estilista.
Silhueta livre - Uma de suas maiores conquistas é, sem dúvidas, a libertação da silhueta das mulheres que, até então, estavam presas a espartilhos e saias extremamente volumosas. Um guarda-roupa mais funcional, com peças mais folgadas e confortáveis, era o que ela mais defendia em suas criações.
Calças - Dentro desta ideia de liberdade através das roupas, Chanel introduziu as calças no closet das mulheres. O visual começava a se assemelhar ao dos homens e muitos atribuem a ela o início do estilo tomboy, tão em alta atualmente. Um dos motivos que a levou a sugerir a peça era a dificuldade de cavalgar usando vestidos e saias.
Jérsei e tweed - Os tecidos também eram parte essencial de seu guarda-roupa mais leve. O hoje icônico tweed surgiu em seus designs quando Chanel pegou emprestadas algumas roupas esportivas de seu namorado na época, o Duke de Westminster. Encantada pela textura, ela resolveu utilizá-lo em tudo, desde casacos pesados até conjuntinhos para o dia a dia. O jérsei também teve sua origem no vestuário dos homens, que era antes utilizado como underwear. Em 1916, ela o introduziu na alta-costura.
Bijoux - As joias costumavam ser itens essenciais para todas as mulheres elegantes, até que a estilista resolveu adicionar opções fakes. Para ela, o que importava era o efeito e não a quantidade de pedras preciosas.
Mãos livres - A bolsa de matelassê com alças, que ganhou o nome de 2.55, virou febre no mundo e, até hoje, é um dos itens de moda mais desejados. Essa também foi uma invenção pensada para dar mais conforto às mulheres, que estavam acostumada a levar clutches nas mãos.
Bronzeado - Muitos não sabem, mas a moda de se bronzear tem relação direta com Coco Chanel. A estilista estava passando férias na praia e acidentalmente tomou mais sol do que era considerado normal para a época. Ao voltar para Paris, suas clientes gostaram do look de aparência mais saudável e decidiram copiá-la.
Cabelo curto - O "corte Chanel" também é outro de seus feitos. Ela ajudou a popularizar os fios curtos, mais uma marca de liberdade para as mulheres.
Pretinho básico - O vestido que é indicado para dez entre dez mulheres foi feito exatamente com esse propósito: ser a peça mais versátil do armário. No início, ele era usado para ir a festas e velórios mas, atualmente, é um curinga que nunca sai de moda, assim como todas as suas criações.
FRASES DE COCO CHANEL
- NÃO IMPORTA O LUGAR DE ONDE VOCÊ VEM. O QUE IMPORTA É QUEM VOCÊ É! E QUEM VOCÊ É? VOCÊ SABE?
- VISTA-SE MAL E NOTARÃO O VESTIDO. VISTA-SE BEM E NOTARÃO A MULHER.
- O CONFORTO POSSUI FORMAS. O AMOR, CORES. UMA SAIA É FEITA PARA SE CRUZAR AS PERNAS E UMA MANGA, PARA SE CRUZAR OS BRAÇOS.
- PARA SER INSUBSTITUÍVEL, DEVE-SE SEMPRE SER DIFERENTE.
- A MODA PASSA, O ESTILO PERMANECE.
- O QUE CONTA NÃO SÃO OS QUILATES, MAS O EFEITO.
- UMA MULHER DEVE SER DUAS COISAS: ELEGANTE E FABULOSA.
- ELEGÂNCIA É TUDO AQUILO QUE É BELO, SEJA NO DIREITO SEJA NO AVESSO.
- UMA MULHER QUE NÃO USA PERFUME NÃO TEM FUTURO.
- AS MELHORES COISAS DA VIDA SÃO DE GRAÇA. AS QUE ESTÃO EM SEGUNDO LUGAR SÃO REALMENTE CARAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário