domingo, 29 de novembro de 2015

2 Conselhos de como lidar com a crise

Como muitos vão agir durante a crise…

#1. Proteja seus clientes com todas as forças

Sim, com a dita crise as pessoas vão gastar menos. Não adianta. Assim como você começará a reduzir e cortar custos, elas também vão fazer o mesmo. O que isso significa então? Isso significa que você deve proteger, com todas as suas forças, o bem mais valioso que você tem no seu negócio:

Seus clientes.

Eles valem ouro! Agora, durante períodos de recessão e crise, valem ainda mais. Seus clientes são o bem mais precioso de todo seu negócio. Principalmente em tempos difíceis. Por isso não faça o que todo mundo faz. Eu CANSO de ver negócios cometendo o erro clássico: tratam as pessoas muito bem antes de comprar para depois… simplesmente… sumirem!

Mas você não, meu amigo. Não. Você fará como eu faço porque é isso que dá mais resultados, principalmente a longo prazo: Trate seus clientes como OURO PURO! Porque é capaz deles, inclusive, valerem a longo prazo, mais que o próprio ouro para você no seu negócio! Se você considerar como o boca a boca é forte hoje em dia, então é fácil entender a importância de deixar seus clientes bem satisfeitos. Fazendo isso, talvez eles contem para seus amigos. E agora esses se tornam seus clientes.

E hey – talvez você nem precise gastar mais em anúncios! Porque seus próprios clientes estão vendendo seu produto para você! Não seria ótimo?

Essa é uma estratégia boa não só para crises, mas para a vida inteira do seu negócio. Eu aprendi com alguns dos meus mentores o que eles consideram o grande segredo do negócio deles: “Nunca esqueça um cliente e nunca deixe um cliente esquecer você. “Vale MUITO a pena você focar todas as suas forças em atender seu cliente da melhor maneira". Até, é muito melhor você se concentrar nisso do que fazer um erro que muitos cometem, e que falo abaixo:

#2. Pare de ver o jornal e as benditas notícias!

Sim, o país está em crise. Pronto. …você precisa de muito mais informação do que isso?! Vai fazer diferença se a bolsa chinesa caiu 4,76% em um só dia por causa de uma trapalhada do Governo? Ou que houve um novo terremoto em alguma terra distante que afetou o preço do barril do petróleo?

Não estou dizendo para você se tornar um alienado. Não é isso. Continue a acompanhar e saber o que se passa no mundo. Mas… e isso é fundamental… estabeleça limites! Um dos grades males desse século e que faz tudo parecer milhares de vezes pior do que realmente é. Televisão e notícias são as grandes drogas desse século: nos mantêm em estado sedativo, sentado no sofá e pior – nos fazem achar que estamos sendo “produtivos” ao se “inteirar do que se passa no mundo, como toda pessoa responsável”.

Amigo… Confie em mim: desligue a televisão e dedique esse tempo ao seu negócio. Vale muito mais a pena. Até, esses tempos em uma viagem, deixávamos a TV ligada no canal de notícias do mundo. Acho que era a CNN. Sinceramente não interessa. Mas ficava ali, passando algumas notícias do mundo. Em apenas 1 hora e 12 minutos cheguei a conclusão final absoluta: “O mundo com certeza vai implodir nas próximas 48 horas". Pelo menos era isso que parecia pelas notícias que passavam!

Nunca vi tanta coisa ruim em uma sequência só. Bomba atrás de bomba. Por que isso? A explicação é simples: Porque é isso que as pessoas gostam de falar a respeito! É isso que chama atenção! O filho que matou a própria mãe vai sempre ter muito mais atenção e ser muito mais falado do que se esse mesmo filho tivesse entrado em uma casa em chamas para salvar a própria mãe. Ambas as situações são extremas. Mas, infelizmente, violência e escândalos vão sempre ganhar mais atenção. E os canais de televisão sabem disso. Por isso que insistem em geralmente mostrar o pior do pior.

Por isso, para o seu próprio bem: desligue a televisão e seja feliz. O mundo é pelo menos umas 100x melhor do que as notícias dão a impressão de que é. Até, desligue a televisão e faça algo útil.

Fonte: https://www.empreendedor-digital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário